Quem vota nulo, vota no vencedor

Por: Natalie Unterstell, Mestre em administração Pública pela Harvard.

Uma das grandes notícias falsas circulada na internet é que o voto nulo poderia anular uma eleição. Mas é preciso que todo mundo saiba que, para decretar a vitória de um candidato nas eleições, só os votos válidos interessam. Isto é, os brancos e nulos são excluídos da conta. Às vezes ingenuamente, quem vota nulo acha que está protestando. Mas, na verdade, está votando no vencedor. Temos visto uma onda de não-votos crescendo em várias eleições recentes. Outubro de 2014. No 2º turno, 30 milhões de brasileiros optaram por não votar para presidente do país.  Outubro de 2016. Eleição municipal. O número de votos no candidato eleito em São Paulo foi menor que a quantidade de pessoas que não compareceram às urnas, ou que votaram em branco ou nulo. Ou seja, o chamado não-voto venceu.

No Rio de Janeiro, no 2º turno da eleição, o cenário foi o mesmo. O prefeito eleito perdeu para a soma de abstenções, brancos e nulos. Agosto de 2017. Segundo turno das eleições para governador do Amazonas. Quase 50% dos cidadãos deixaram de escolher um dos candidatos. Junho de 2018. As eleições no Tocantins tiveram o mesmo resultado. O não-voto ficou com 44% dos eleitores. Nossa insatisfação com a classe política que aí está, tem muita razão de ser. Estamos cansados de votar nos mesmos, ou nos filhos e filhas de quem está aí, ou de políticos que nos criam problemas.

Mas abrir mão do voto ajuda justamente a manter no poder quem a gente quer tirar de lá. Quando o não-voto vence, quem sai perdendo somos todos nós. Que tal fazer o inverso disso? Que tal conhecer candidatos e candidatas? Pesquisar histórico, trabalho e propostas, especialmente da renovação política?

O voto não garante que tudo vai melhorar. Mas não votar, com certeza, ajuda a deixar tudo como está.

One thought on “Quem vota nulo, vota no vencedor”

  1. Não é possível escrever com o texto na cor definida. Sugiro que voltem à cor preta.
    obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 4 =