NOVOS REFLETORES ILUMINAM JOGADAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA CIC

Compartilhe!

Abnegação. Doação. Atenção ao próximo. Características apropriadas para descrever o guarda municipal Adriano Calixto ou, simplesmente, Batuta. Além do trabalho na Guarda Municipal de Curitiba, ele se dedica a ensinar futebol para crianças e adolescentes de 5 a 16 anos da Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, na Cidade Industrial. Batuta reúne seus alunos no campo da Praça Enoch Araújo Ramos, que teve sua iluminação recentemente revitalizada pela Prefeitura.

Há quatro anos, Batuta iniciou o trabalho com os pequenos. Hoje são 80 participantes da escolinha de futebol, que funciona de duas a três vezes por semana no período de contraturno escolar. “Começamos com 10 crianças e hoje tentamos atender todos os que demonstram interesse em participar. Alguns chegam sem noção nenhuma do esporte e logo aprendem a dominar a bola, tocar, passar, chutar, driblar. Mas, o mais importante é o compromisso de estar aqui, no campo, e não pelas ruas do bairro”, disse Batuta.

Guarda municipal há 25 anos, Batuta também organiza no campo da praça campeonatos de futebol para praticantes da faixa etária de 40 e 50 anos. Inclusive, no próximo dia 15 de dezembro, sábado, às 16 horas, será realizada a final entre as equipes “cinquentinha”. “Dia e noite tem gente jogando futebol neste campo. Por isso, a troca dos refletores – os novos são muito mais potentes e iluminam melhor – acabou se transformando em mais um incentivo para a prática de futebol”, apontou o guarda.

O auxiliar administrativo Marcos Roberto da Silva mora na Vila Nossa Senhora da Luz e faz questão de acompanhar o filho Matheus, de 11 anos, nos treinos de futebol. “Sempre que possível, ajusto meu horário de trabalho para dividir esse momento com meu filho e seus colegas do futebol. Procuro até dar uma força para o Batuta na condução dos treinos com a criançada. É uma grande satisfação poder ajudar e ver essas crianças envolvidas com uma atividade saudável”, disse Marcos Roberto.

Na imagem, o guarda municipal Adriano Calixto. Foto: Luiz Costa/SMCS

O caso do pai Marcos Roberto da Silva é apenas um dos bons exemplos que Batuta tem para contar. O envolvimento dos pais com o projeto não é incomum e tem sido fundamental para a manutenção das atividades com as crianças. “Para conseguir os uniformes de jogo e bolas, contamos com a ajuda dos amigos, dos pais dos nossos alunos que organizam bazares para arrecadar fundos e de admiradores do projeto. Eu tive o sonho, consegui colocar em prática e encontrei bons parceiros para me dar apoio. Me considero realizado e muito disposto a seguir em frente, melhorando sempre”, disse Batuta.

Mais luz

O Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas concluiu as obras na Praça Enoch Araújo Ramos no dia 25 de setembro deste ano. Foram instalados 6 postes “duploT” com 4 refletores de 400W vapor metálico em cada um. A qualidade de iluminação da cancha de areia melhorou muito. “Antes da reforma, algumas partes do campo ficavam no escuro e prejudicava principalmente os goleiros”, apontou Batuta ao comentar o resultado do investimento de R$ 26,5 mil feito na praça.
Do início do mês de setembro até agora, 42 obras de iluminação foram feitas e outras 12 estão em andamento para garantir mais segurança e conforto à população que utiliza os espaços públicos da cidade. As melhorias atendem solicitações que chegam à Prefeitura pela Central 156 e nas audiências do Fala Curitiba. Até setembro de 2019, o investimento na iluminação de espaços públicos da capital paranaense será de R$ 9,3 milhões.

Revitalização da iluminação da Praça Enoch Araújo Ramos, na praça central da Vila Nossa Senhora da Luz, na CIC. Foto: Luiz Costa/SMCS

História da praça

A Praça Enoch Araújo Ramos ou Praça Central, como é chamada pelos moradores, fica na Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. O espaço conta com uma variedade de equipamentos como quadra de futebol de areia, quadra de vôlei, equipamento de ginástica e cancha de bocha/malha. O local tem uma arquibancada que serve de ponto de encontro da comunidade durante festas, torneios e atividades da igreja.

 

Via SMCS

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =