AULAS DE ZUMBA GRATUITAS NO PARQUE DOS TROPEIROS

Edna Maura toca o projeto desde 2014 de forma totalmente voluntária

Por Larissa Santin

 

No Parque dos Tropeiros, já no início da manhã, vemos cerca de 25 mulheres se movimentando ao som de música animada. São as alunas de Zumba da professora Edna Maura, que oferece aulas gratuitas durante a semana em dois horários diferentes. A Zumba é a combinação de exercícios aeróbicos com dança que vem atraindo adpetos de todo o globo. Estima-se que hoje haja cerca de 15 milhões de praticantes no mundo todo. Para o criador do estilo, o dançarino Beto Perez, a razão para atrair tanta gente está no fato de que a maioria das pessoas prefere festejar a se exercitar e a zumba consegue realizar as duas coisas juntas. Os movimentos visam a queima calórica e a manutenção da saúde de forma divertida.

Na CIC, a instrutora Edna toca o projeto de Zumba desde 2014, no palco principal do Parque dos Tropeiros. Tudo acontece de forma organizada, colaborativa e voluntária. A professora e as alunas realizam a limpeza do local no início e térmico das aulas e a caixa de som foi comprada em uma vaquinha entre os participantes. “Esse exercício é bom para todas as pessoas, não existe movimento errado, existe o seu movimento, seu ritmo. Então as pessoas não ficam com vergonha de tentar e fazer. E o diferencial aqui é que é livre, em local aberto, não paga nada”, conta animada Edna, que também ressalta a parceria com o Município para poder realizar as aulas nos horários e turnos definidos e utilizar o vestiário.

Além dos benefícios do exercício físico o grupo é bastante unido e promove ações, viagens e também prestam apoio a qualquer membro que esteja passando por situações difíceis. Juraci Riscarolli, aluna desde a primeira turma, conta que superou a separação ali. “Eu vim direito por uns 3 anos, aí depois que arrumei um emprego, parei. Os horários não batiam aí só depois que consegui voltar. Aí arrumei outro emprego e tive que parar de novo, mas sempre acabo voltando, me faz muita falta”, compartilha Juraci.

Edna afirma que desde que iniciou o projeto muitas coisas melhoraram, como as aulas no período noturno que hoje são acompanhadas por uma viatura da Guarda Municipal, trazendo mais segurança para as alunas. “Volte e meia a gente chega aqui e tem que pedir para o pessoal que dorme por aí para ir em outro lugar. A gente sempre pede com educação e nunca teve problema, mas acontece direto. E aqui tem bastante usuário de drogas, e muito lixo jogado no chão já que não tem lixeiras”, explica a professora que também aponta problemas na iluminção do local no período da noite. “São esses holofotes, mas amarelos e inclinados, então não se enxerga muito aqui em baixo no palco. Agora a noite é muito melhor com a GM por aqui, até na hora de acabar a aula e voltar para casa, que já está completamente escuro”.

Desde 2014 o Parque dos Tropeiros melhorou significativamente, graças a atenção do poder público e de pessoas como a Edna, que oferece seu tempo e talento para ensinar os outros e, principalmente, ocupar os espaços públicos com atividades sadias e que promovem a união e a soliedariedade.

Serviço

Onde: Parque dos Tropeiros

Quando: 2ª, 4ª e 6ª pela manhã e 3ª e 5ª à noite

Horário: manhã 8h – 9h e noite 19h – 20h

As alunas de zumba no final da aula

One thought on “AULAS DE ZUMBA GRATUITAS NO PARQUE DOS TROPEIROS”

  1. Projeto incrível, tenho muito orgulho de ser umas das alunas dessas guerreiras, que além de nós fazer mexer o corpo, exercita a mente!! Obrigada tropeiras’z!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + dez =