ÔNIBUS LILÁS LEVA INFORMAÇÃO E ACOLHIMENTO ÀS MULHERES

Compartilhe!

O Ônibus Lilás vai levar informações sobre os tipos de violência contra a mulher para as dez regionais de Curitiba a partir dessa terça-feira (12/3) até 11 de abril (programação abaixo). A iniciativa é alusiva ao Dia Internacional da Mulher (8/3) e pretende alertar a população com relação à violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

As mulheres terão acesso a atendimento psicológico dentro do ônibus, acolhimento de denúncias e orientações sobre os direitos contidos na Lei Maria da Penha, entre outros serviços. O atendimento é gratuito, basta ir ao local.

Segundo a assessora de Políticas para Mulher da Prefeitura, Elenice Malzoni, a informação é imprescindível para prevenção e também para que as mulheres possam sair do ciclo de violência.

“Queremos alertá-las sobre os tipos de violência que possam estar sofrendo sem perceber. É comum acharem que só a violência física é crime, mas todos os tipos de violência podem ser denunciadas”, explica Elenice.

 

Um alerta sobre os tipos de violência

Violência psicológica: ameaças, manipulação, chantagem ou perseguição. Afeta emocionalmente a vítima, prejudicando a autoestima e o direito de fazer as próprias escolhas.

Violência moral: o ato de caluniar, difamar e injuriar. Ofender a dignidade com xingamentos. Causa constrangimento e humilhação com o objetivo de poder e controle sobre a mulher.

Violência física: é uso de força física para machucar. Empurrões, chutes, tapas, socos.

Violência sexual: ameaças, intimidação, estupro, ou mesmo o impedimento do uso de anticoncepcional. Eles levam a mulher a presenciar, participar ou manter relação sexual não desejada.

Violência patrimonial: danificar, reter ou esconder documentos, dinheiro e objetos da vítima. Violência usada para impedir a mulher de trabalhar fora e de viver como ela quiser, controlando seu dinheiro e patrimônio.

Regional CIC – 9/4 (terça-feira) 

Parque dos Tropeiros – Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460 – loja 3

 

Denuncie

Denuncie pelo telefone 180. A Central de Atendimento à Mulher é um serviço do governo federal gratuito, que funciona 24h por dia, todos os dias do ano.

Serviço: Casa da Mulher Brasileira

Local: Avenida Paraná, 870 – Cabral

Horários de atendimento: 24 horas por dia. Todos os dias do ano

Telefone: (41) 3252-1048

 

Via SMCS

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + catorze =