Inaugurado o Farol do Saber e Inovação Vinicius de Moraes

Compartilhe!

Por Larissa Santin

Na terça-feira (09/04) foi inaugurado o Farol do Saber e Inovação Vinicius de Moraes, que divide espaço com a Escola Municipal Profa. América da Costa Sabóia, na Vila Verde, CIC. A escola foi inteira adornada para a ocasião especial. Cataventos coloridos decoravam as entradas da escola e enfeites de todas as cores e tipos foram pendurados nas árvores.

Chegando antes do horário de abertura, a equipe do Jornal da CIC conseguiu registrar o ensaio da apresentação dos alunos e a nítida ansiedade e animação que todos transmitiam. “Boa tarde, senhora jornalista” disse em tom absolutamente formal, João Augusto Scandolara, de 10 anos, aluno no quinto ano e um dos apresentadores do Projeto Bosque/Parque, estendendo a mão para cumprimento.

Os alunos montaram uma maquete de um bosque, onde deixaram a criatividade rolar e colocaram ideias em prática com o recurso da impressora 3D. Criaram pássaros, borboletas e brinquedos para os bonecos da maquete com a nova impressora. Havia até mesmo postes com placas solares que acendiam a luz de verdade, feitos através do kit ‘brincar robótica’. Todas as árvores e outros itens da maquete foram produzidas pelos alunos e todos os itens tinham uma função específica e uma justificativa de existir, tornando tudo muito mais interessante.

As professoras e alunos organizaram apresentações, que emocionaram todos ao redor. Como trilha, músicas de Vinicius de Moraes, músico, poeta e diplomata que dá nome ao Farol do Saber. Foi aproveitado o ensejo para comemorar os 326 anos da nossa cidade.

O prefeito Rafael Greca, idealizador dos Faróis do Saber, ainda na década de 90, e de sua atualização – Faróis do Saber e Inovação, afirmou no evento que as ideias apresentadas pelos alunos do quinto ano sobre a criação de um bosque foram excelentes e que na primavera, fará a inauguração do Bosque da Vila Verde, para a alegria de todos os presentes.

LIVROS E TECNOLOGIA

Embora não haja um número expressivo de livros na biblioteca, tudo é bastante organizado e limpo. O laboratório de informática conta com computadores que acessam a internet e agora, o recurso da impressora 3D promete atrair cada vez mais crianças e jovens para o espaço. “Estamos preparando vocês para as profissões do futuro”, afirma o prefeito.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − oito =