UNIDADE DE SAÚDE JARDIM GABINETO É RENOVADA E REABRE PARA POPULAÇÃO

Compartilhe!

A fachada exibindo a pintura novinha já dá pistas de que algo mudou para melhor na Unidade de Saúde Jardim Gabineto, na CIC. Fechado por 15 dias para reformas, o posto de saúde da Prefeitura acaba de reabrir e ganhou renovações internas que permitem oferecer um melhor serviço aos 220 usuários diários do local.

“O atendimento dos médicos e enfermeiros já era ótimo. Agora, com a reforma, ficou bem melhor para a gente vir aqui”, garante a auxiliar de serviços gerais Jéssica Martins, 23 anos.

A sala de coleta de exames onde Jéssica era atendida, na terça-feira (18/6), foi um dos ambientes que passou por renovação na US Jardim Gabineto. Assim como o local, também ganhou nova pintura e melhorias a sala de acolhimento, onde é feita a triagem para as consultas médicas e enfermagem, vacinas, curativos e retirada de medicação; e o espaço dedicado à esterilização de material contaminado (que teve ainda o piso e bancadas trocados).

Outro espaço que recebeu pintura nova e melhorias, como relocação de tomadas que facilitam a circulação de pacientes, é a sala de atendimentos odontológicos. A farmácia, por outro lado, dobrou de tamanho.

“Mudamos alguns atendimentos para que esta sala pudesse receber os medicamentos que distribuímos gratuitamente a cerca de 120 pessoas por dia”, conta Ana Curi, autoridade sanitária da US Jardim Gabineto.

Com a renovação, a unidade básica da CIC ganhou ainda um consultório a mais. Agora são oito salas, ao todo, o que deverá ajudar na agilização do atendimento. “Toda a parte administrativa e a coordenação agora estão reunidas em um único espaço. Com isso, o posto passou a ter mais um local para as consultas”, explica Ana.

Acompanhada do filho Robert, de 7 anos, a operadora de caixa Lígia Maria dos Santos deixou a US Jardim Gabineto satisfeita com a consulta. “Os médios e enfermeiros são muitos bons e o postinho agora está muito bonito”, elogia ela, que mora desde fevereiro na região e já tinha ido ao local para outros atendimentos.

Unidades básicas x UPAs

Conhecidas popularmente como “postinhos”, a unidades básicas de saúde são responsáveis pelos cuidados contínuos; promoção de campanhas de prevenção e vacinas; atendimentos gerais para gestantes, crianças e adultos; agendamentos de consultas com especialistas – tanto em ambulatórios especializados quanto em ambulatórios de hospitais credenciados da Prefeitura.  A Secretaria Municipal de Saúde conta com 111 unidades básicas de saúde, que atendem moradores das regiões devidamente cadastrados.

Já as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) oferecem assistência 24 horas por dia para casos clínicos de urgência e emergência a toda a população – como pedras nos rins, dificuldades respiratórias, convulsões, dor abdominal e no peito, entre outros. Curitiba possui nove UPAs, nos bairros Fazendinha, Alto da Glória, CIC, Pinheirinho, Campo Comprido, Boa Vista, Cajuru, Boqueirão e Sítio Cercado.

Via SMCS

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 11 =