CRIANÇAS PODEM COMEMORAR O DIA MUNDIAL DO CHIMPANZÉ AO LADO DE BOB

Compartilhe!

Mais uma vez, o Zoológico de Curitiba adere ao Dia Mundial do Chimpanzé (World Chimpanzee Day), a ser comemorado neste domingo (14/7), com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância de garantir o bem-estar e a conservação da espécie.

A escolha da data se deve ao início dos estudos destes animais pela cientista Jane Goodall, em 14 de julho de 1960. Ela foi pioneira nas pesquisas com a espécie no Quênia e, até hoje, seis décadas depois, trabalha pela sua conservação.

Por aqui, a celebração acontece em torno de um ilustre representante da espécie, o chimpanzé Bob. Neste sábado (13/7) e domingo (14/7), haverá pinturas nas mãos das crianças e painel informativo sobre o animal durante todo o horário de visitação do zoológico. Às 14h30, no domingo, acontece enriquecimento ambiental para Bob.

“A intenção é despertar a curiosidade dos visitantes, em especial das crianças, para sensibilizar sobre a importância de se conservar os chimpanzés”, explica o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Ferraz Evaristo de Paula.

Bob, o chimpanzé

Bob chegou ao Zoológico de Curitiba em 2008 e estima-se que tenha 56 anos de idade. Ele viveu em um circo por muito tempo, até ser resgatado e levado, inicialmente, ao Zoológico de Pomerode.

Aqui vive em um recinto confortável, com alimentação balanceada, cuidados para conforto térmico e bem-estar.

Os chimpanzés

Animais nativos da África, eles são bastante semelhantes aos seres humanos e têm habilidades para desenvolver ferramentas com gravetos e pedras para quebrarem sementes e frutos para alimentação e defesa.

Eles estão altamente ameaçados. Há 100 anos, havia cerca de dois milhões de chimpanzés em 25 países da África. Hoje, há apenas 350 mil em vida livre em todo o continente.

Como participar?

Além de ir ao Zoo neste fim de semana para conhecer mais sobre a espécie e visitar o Bob, a campanha mundial estimula o uso da hashtag em inglês #WorldChimpanzeeDay em postagens nas mídias sociais para mostrar o apoio à causa.

Serviço: Dia Mundial do Chimpanzé no Zoo de Curitiba
Data: 13/7 (sábado) e 14/7 (domingo)
Horário: das 10h às 16h30 e enriquecimento ambiental às 14h30 (domingo)
Local: Zoológico de Curitiba (Rua João Miqueletto, s/n – Alto Boqueirão).

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 15 =