GOVERNO APOSTA NA DIVERSIDADE DE ATRAÇÕES PARA MOVIMENTAR O LITORAL

Compartilhe!

A região recebe a primeira etapa dos Jogos de Natureza e Aventura, que seguem até domingo (18). A ideia é unir competições esportivas, música e festivais para atrair turistas durante o ano inteiro, assim como às demais regiões que vão receber as disputas.

 

O Litoral do Paraná começou a ganhar nova dinâmica de atrações com a abertura dos Jogos de Aventura e Natureza, no sábado (10), em Matinhos. A competição faz parte de um programa do Governo do Estado que tem como objetivo atrair visitantes durante o ano inteiro, fazendo do turismo a principal ferramenta de desenvolvimento dos sete municípios do Litoraa – e demais regiões que vão receber as disputas.

A expectativa é atrair cerca de 20 mil pessoas nesta primeira fase no Litoral, 2,5 mil delas atletas. Em cada etapa haverá shows de bandas e artistas locais, com atividades de recreação, culturais, de lazer e saúde. Na abertura oficial, no sábado (10), o público se divertiu com a Banda Que Voa, a Milk N’ Blues e Denorex 80, entre outras atrações.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que o Estado busca um calendário cheio para a região, com o estímulo a festivais, como o de inverno da Universidade Federal do Paraná, em Antonina, e o de Jazz, além de encontro de grupos organizados, como o de motoqueiros. A ideia, reforça o governador, é levar turistas para o Litoral fora também da época de veraneio – iniciativa que começou justamente com a competição esportiva. “Queremos programar uma agenda cheia para o ano, que possa movimentar o comércio das cidades, a economia regional”, afirmou o governador.

Os Jogos de Aventura e Natureza terão momentos distintos no Litoral. Após a largada, neste fim de semana (10 e 11), com disputas de ciclismo, bodyboard, beach soccer e paraquedismo, a competição para até quinta-feira (15), dando espaço para as clínicas dedicadas à comunidade – quando a população pode praticar e aprender mais sobre modalidades como beach tênis, stand up paddle, rugby e slackline, entre outros.

O campeonato volta na sexta-feira (16) com jogos do vôlei de praia, canoagem de velocidade e cross country. O próximo fim de semana (17 e 18) terá ainda as estreias nos Jogos do beach handebol, surf, skate, iatismo e futevôlei. “Já percebemos que os Jogos começaram a mudar a cara do Litoral. A tendência é que com o decorrer da competição mais pessoas passem pela região”, destacou João Jacob Mehl, presidente da Paraná Turismo.

Para o prefeito de Matinhos, Ruy Hauer, o Paraná inteiro será beneficiado com esse projeto, a medida em que ele alavancará o desenvolvimento econômico e a geração de empregos. “Especialmente o Litoral e as demais regiões que recebem as competições, a grande vantagem será o movimento fora da temporada. Estamos engajados e muito otimistas”, afirmou Hauer

PRÓXIMAS ETAPAS

Após essa primeira etapa no Litoral, o campeonato se muda para a Região dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, no Oeste. De 7 a 15 de setembro, será realizado entre Guaíra e Entre Rios do Oeste. A terceira etapa, também no Oeste, ocorrerá de 28 de setembro a 06 de outubro, entre Santa Helena e Foz do Iguaçu.

Depois, os Jogos voltam para mais uma fase no Litoral, de 19 a 27 de outubro. O programa de competições será fechado em dezembro, na região conhecida como Angra Doce, no Norte Pioneiro, de 23 de novembro a 1º de dezembro.

“É uma emoção ver concretizado um projeto como esse, que integra o plano de governo da atual gestão”, disse o presidente da Esporte Paraná, Hélio Wirbiski. Ele ressaltou que a ideia é movimentar os municípios, especialmente na baixa temporada, e adiantou que a próxima edição do Verão Paraná, umas das principais ações também deverá seguir nesta linha, de fomento ao turismo.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 15 =