Alunos da rede pública fazem bonito no Campeonato Brasileiro Regional de Judô

Compartilhe!

 

Por Larissa Santin

Participaram do Campeonato Brasileiro Regional de Judô os alunos Diego Correa Tiburcio, Maria Eduarda de Oliveira, Sofia Velazquez Fuchs, Nikkolas Eduardo da Silva e Alinne dos Santos Costa Marugal, estudantes da rede pública, aqui na Cidade Industrial de Curitiba.
Os jovens competiram com os melhores atletas dos estados Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Mas para chegar até o Brasileiro Regional, foi necessário muito treino e participações em campeonatos de classificação, como explica o professor Saimon Magalhães de Souza “Eles precisaram se classificar nas seletivas estaduais. A do Paraná foi na cidade de Laranjeiras. Diego, Sofia e Maria foram campeões e garantiram suas vagas no Brasileiro. Nikkolas e Alinne se classificaram como atletas bônus, por terem conquistado medalhas no Paranaense e Brasileiro Regional de 2017”, conta orgulhoso o professor.
Após a classificação, os atletas viajaram para Itapecerica da Serra, em São Paulo, para competir com os demais campeões estaduais. Nessa competição, Nikkolas foi vice campeão. Maria e Sofia ficaram em terceiro lugar e Alinne e Diego terminaram a competição em quinto lugar.

Foto: Cristiane Ishizava/ Judô Nacional
Alunos e treinadores no Campeonato Brasileiro Regional de Judô

Projeto Otto Judô

Dentro das dependências da Escola Municipal Otto Bracarense Costa existe um projeto para treinar e descobrir atletas. Criado em 2013 pelo professor de Judô Saimon, Bacharel em Educação Física e Faixa Preta em Judô, o projeto contava com apenas 13 alunos. Com o tempo a prática esportiva foi ganhando força e adeptos e cinco anos depois, o número já chega a 280 alunos. Entre eles, os campeões regionais.
“No decorrer desse tempo, várias crianças foram se destacando, ganhando campeonatos locais e estaduais. Hoje já temos mais de 20 campeões estaduais, interestaduais e a nível nacional”, afirma o faixa preta.
Como o projeto na escola é voltado as crianças de 5 a 10 anos, o professor sentiu necessidade de abrir uma academia de Judô na região, com preço acessível, para que os pequenos atletas pudessem dar continuidade aos treinos e seguir na trajetória esportiva. Hoje o Dojô Otto já possui 90 alunos.

Estudantes no Dojô da Escola Municipal Otto Bracarense

Jovens talentos

O vice campeão do Brasileiro Regional, Nikkolas (11 anos), começou a treinar judô na Escola Otto, com o professor Saimon, quando tinha apenas 7 anos. “Quando eu comecei o projeto, fiz um teste com os alunos e o Nikkolas foi um dos primeiro que eu selecionei e desde o começo ele demonstrava ter um enorme potencial para o judô”, afirma o professor.
Na metade do ano de 2013 a família de Nikkolas teve que mudar-se da região e por consequência o jovem acabou se afastando do projeto Otto Judô. Um ano depois, a família de Nikkolas estava de volta a CIC e o pequeno atleta, treinando judô novamente na Escola Municipal Otto, onde ficou até 2017.
“Ele teve que correr atrás do prejuízo, ficou um ano sem treinar. Mas em menos de seis meses ele já tinha conseguido pegar o ritmo de novo pra acompanhar os alunos, embora mais graduados, com mais tempo de treino, ele conseguia lutar de igual pra igual”.
Pouco tempo depois de seu retorno ao judô, Nikkolas conquistou importantes campeonatos como o Paranaense, campeão na seletiva estadual, campeão da Copa Paraná, terceiro colocado no sul brasileiro de 2017 e inicia 2018 com a segunda colocação no Brasileiro Regional. O jovem está a um passo de garantir uma vaga no Brasileiro Nacional, competindo com os melhores atletas do Brasil.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − 1 =