Regional CIC elege prioridades para o orçamento

Compartilhe!

A última fase do programa de consultas públicas Fala Curitiba segue ouvindo a opinião dos moradores nas regionais da cidade. Até sexta-feira (3/8) as 10 Administrações Regionais vão eleger as prioridades finais para composição da proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019 de Curitiba. Na noite desta terça-feira (31/7) as consultas foram com os moradores das regionais CIC e Portão, nas Ruas da Cidadania.

A Regional CIC teve 284 votos online e 439 votos presenciais e foram escolhidas as seguintes prioridades: segurança, abertura da UPA CIC, mais vagas para crianças em creches, limpeza pública e saúde.

Os pedidos de segurança foram para intensificar as blitz e abordagem aos coletivos, através de parceria com a guarda municipal. Foram 95 votos nesta prioridade. Garantir a abertura da UPA CIC recebeu 78 votos. Mais vagas para crianças nos Centros Municipais de Educação Infantis (Cmeis) teve 78 votos. Na limpeza pública os 68 votos pediram uma campanha para conscientização da população em relação a questão do lixo. A manutenção do estoque de medicamentos nas farmácias das unidades de saúde, evitando o desabastecimento teve 65 votos.

Frequentadora assídua das reuniões do Fala Curitiba da Regional CIC, a líder comunitária Atercila Valentin Trindade dos Santos e sua neta Fabiele Jhuliani Trindade dos Santos foram até a reunião defender as demandas do bairro em que moram.

“Participamos de todos os encontros aqui, pois precisamos de mais atenção no Passaúna, as linhas de ônibus, asfalto e mais vagas de creche”, comentou Atercina que também pediu a abertura urgente da UPA da CIC. “Não importa quem vai fazer, o que a gente precisa é que ela atenda o nosso povo, não podemos esperar”, disse.

O que está sendo feito

Das 52 demandas eleitas pela população no Fala Curitiba do ano anterior, 43 já foram encaminhadas e nove estão em análise.

Na Regional CIC, as demandas já encaminhadas são: reforma e ampliação do Posto de Saúde Vila Verde; regularização dos medicamentos para disponibilizar nas farmácias dos postos de saúde; aumento do número de médicos e equipes de enfermagem; e aumento do orçamento para ofertar capacitação profissional para a comunidade, principalmente jovens.

Como funciona

O processo da consulta pública do Fala Curitiba é igual em todas as regionais. Às 19h é dado início ao encontro. Em seguida, são apresentadas a composição da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e da Lei Orçamentaria Anual (LOA) e como funciona o programa.

Após as apresentações é disponibilizada uma cédula de votação para cada cidadão presente, com até 20 opções apontadas pela população nas fases anteriores do programa. Na sequência o debate é aberto e os moradores podem defender e pedir voto publicamente para a demanda que acharem necessária.

Por fim, todos os votos registrados no evento são somados aos votos feitos pelo site do Fala Curitiba.

 

via SMCS

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × quatro =