CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL TRANSFORMA A VIDA DE PATRÍCIA

Compartilhe!

Em 14 de março de 2017, um novo ciclo começou na vida da paraense Patrícia de Paula Rodrigues de Sousa, 38 anos. Vinda de Marabá, ela desembarcava em Curitiba com cinco filhos. Na bagagem, apenas sonhos e a esperança de uma vida melhor.“Sou mãe solteira e tenho sete filhos, trouxe cinco comigo, mas cheguei só com a roupa do corpo”, conta.

Os mais de 2.600 km de distância entre Marabá e Curitiba não foram impedimento para Patrícia, que queria seguir os passos de uma irmã que mora na capital paranaense e comentava sobre as oportunidades e belezas da cidade. Patrícia conta que quando chegou estava muito frio. Ela não tinha roupas apropriadas, e foi aconselhada pela irmã a procurar ajuda no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), na Vila Sandra da CIC. Foi lá que toda a transformação começou. “Tive todo o apoio, consegui roupas, calçado, cesta básica e até vale-transporte”, diz.

Acostumada a trabalhar com vendas em Marabá, Patrícia conta que não conseguiu nada nessa área em Curitiba. Um dia, depois de muito refletir sobre o que fazer, chegou a conclusão de que teria que aprender coisas novas. “Eu acho que quando a gente puxa o pensamento as coisas acabam acontecendo”, revela.

Capacitação profissional transforma vidas.
Curitiba, 12/04/2019.
Foto: Luiz Costa/SMCS

A primeira oportunidade surgiu de um encaminhamento do Cras para um curso de gastronomia sustentável em parceria com a Electrolux. Agora, Patrícia frequenta um segundo curso na mesma área, também encaminhada pelo Cras, mas desta vez oferecido pela Gastromotiva, organização sem fins lucrativos que capacita pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Essas capacitações estão mudando a realidade de Patrícia, que já arrumou trabalho de atendente em uma lanchonete. A gerente da casa, Paula Adriana Pinheiro, diz que já empregou três pessoas que se formaram no Gastromotiva e que Patrícia deverá ser a quarta.

Apesar de ainda estar em fase de estágio, Patrícia está confiante na contratação e comemora a nova fase da vida. “Eu vim em busca de um estudo público para os meus filhos, e todos estão estudando. Eu me apaixonei por Curitiba, aqui tudo funciona, o transporte, a escola, a saúde, onde eu estive fui muito bem recebida e a gente vê que tudo é de qualidade”, diz.

O plano, segundo Patrícia, é concluir o curso de auxiliar de cozinha e seguir melhorando na nova profissão que abraçou. “É uma porta abrindo a outra e pra mim está muito bom, eu sei que posso ir mais longe”, planeja.

– Na imagem, a gerente Paula Adriana Pinheiro e a estudante Patricia de Paula Rodrigues de Souza.
Curitiba, 12/04/2019.
Foto: Luiz Costa/SMCS

Com uma história de vida cheia de lutas, Patrícia pretende realizar um sonho de infância. “Desde pequena eu sonhava em montar um projeto social no Pará, tem muita gente passando necessidade, e agora que eu conheci esse exemplo do Gastromotiva eu vejo que é possível, quem sabe quando eu tiver uns 50 anos, eu possa realizar”, conclui.

Gastromotiva

A Gastromotiva é uma organização sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 2006, pelo chef curitibano David Hertz, com a finalidade de promover transformações sociais através da gastronomia. Todos os projetos são voltados para jovens de baixa renda de Curitiba, São Paulo, do Rio de Janeiro, da Cidade do México (México) e da Cidade do Cabo (África do Sul).

Em Curitiba, a Gastromotiva oferece a capacitação profissionalizante em cozinha. Desde então mais de 250 alunos foram capacitados e 86% estão no mercado de trabalho.

Leandro José Correa, um dos responsáveis pela Gastromotiva em Curitiba, diz que a organização funciona em sistema de parcerias. Em Curitiba, são 15 restaurantes parceiros, além da Universidade Positivo, onde ocorrem os cursos, e a Fundação de Ação Social (FAS), que encaminha parte dos alunos selecionados para os cursos.

Nesta turma são 32 alunos – nove encaminhados pela FAS. “A parceria com a FAS, Cras e Prefeitura é perfeita e deve continuar. Quanto mais próximo a Prefeitura estiver, melhor pra gente, são eles que conhecem o nosso público-alvo”, diz Leandro. “São parceiros como a Gastromotiva que mostram que a Prefeitura está no caminho certo, pois juntos podemos mudar o destino de muitas vidas”, diz Admaro Anderson Pinto, coordenador de Promoção para o Mundo do Trabalho, da FAS Trabalho.

As ações da Gastromotiva foram reconhecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas) como sendo um dos melhores métodos para a inclusão social.

A próxima turma começa em agosto e a partir do final de junho é possível se inscrever no site www.gastromotiva.org.

Capacitação

A falta de capacitação profissional é uma das barreiras que muitas pessoas encontram na hora de buscar um emprego. Por isso a Fundação de Ação Social vem ampliando a cada ano o número de vagas nos cursos.

Em 2017, foram ofertadas 17.757 vagas. Em 2018, o número aumentou para 29.566 vagas. Este ano, de janeiro a abril, já foram 9.203 vagas em qualificação profissional – 5.339 vieram de parcerias, sem o repasse de recursos, e 3.864 vagas em cursos com recursos próprios do município. A expectativa é atingir 30 mil vagas até dezembro.

 

Via SMCS

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 4 =