EM REUNIÃO PÚBLICA, MORADORES PEDEM MELHORIAS NA CIC PARA O PREFEITO

Compartilhe!

O prefeito Rafael Greca participou nesta semana, na CIC, da segunda audiência pública no programa Prefeitura nos Bairros. Durante o encontro, na quarta-feira (17/7), na Paróquia Nossa Senhora da Luz, o prefeito tratou das demandas de moradores dos bairros Augusta, Riviera, São Miguel e CIC.

“Saímos de dentro da Prefeitura e viemos onde o povo está”, afirmou Greca.

Ele agradeceu a presença das famílias e líderes comunitários e prometeu resolver o mais rápido possível os pedidos da população. Ele lembrou os investimentos feitos pela Prefeitura na Regional, como a renovação da UPA CIC, a inauguração do Centro de Iniciação Esportiva da Praça da União e os 16,9 km de asfalto novo em dois anos.

“Ainda temos um ano e seis meses desta gestão para fazer muito mais”, observou o prefeito.

Greca apresentou ainda o projeto da Rua da Cidadania da CIC, que será implantada em frente à Praça Central da Vila Nossa Senhora da Luz. “Na região onde está o conjunto habitacional mais antigo de Curitiba vamos construir uma rua da cidadania com sustentabilidade energética, com captação de energia solar, por placas fotovoltaicas, e também reservatório para o reuso da água da chuva”, destacou ele. O edital de licitação para as obras deverá ser lançado no início de 2020, previu o prefeito.

Pedidos

Canalização de córrego, asfalto novo em ruas, melhor iluminação em espaços públicos, construção de ciclovia, implantação de mão único em via, abertura de um ecoponto na região e construção de nova praça foram os principais pedidos dos moradores da Regional CIC.

Morador da Rua João Bettega, na CIC, o gerente financeiro Jorge Luiz Bandeira pediu ao prefeito a implantação de asfalto novo na via, no trecho entre as ruas Cid Campello e Gal Potiguara. “Também já solicitei que a Setran estude a viabilidade da sincronização do semáforo da João Bettega com a Algacir Munhoz Maeder”, respondeu Greca sobre outra solicitação de Bandeira.

Antes de fazer o pedido, o morador Luiz Carlos de Oliveira agradeceu ao prefeito pela revitalização de parte da área de lazer da Vila Luana, atrás da UPA CIC, que vivia cheia de lixo depositado de forma irregular. Em seguida, ele solicitou a canalização do córrego que passa próximo, o que permitiria recuperar a rua que passa ao lado e já atingida por erosão. “Temos que respeitar os movimentos naturais do córrego, mas já vou determinar a nossa Secretaria de Obras Públicas que faça um estudo”, disse o prefeito.

Ao fim da audiência pública, o prefeito recebeu o carinho da população. As estudantes Joyce Inácio e Letícia de Souza leram uma carta de agradecimento pelas melhorias feitas na sala de aula do curso Primeiro Emprego do Núcleo da Fundação de Ação Social (FAS) na Regional CIC. Já a artesã Rosana Joanita Machado presenteou o prefeito com uma peça artesanal vendida na Feira Fundo de Quintal. “É o nosso muito obrigado pela criação, há dois anos, da feira que só tem artesãos da região”, justificou ela.

Além disso, Greca ganhou duas inusitadas peças de arte esculpidas em frutas pelo juiz de paz Sérgio Wilha, que cria peças comestíveis para eventos e festas na CIC. “São belos trabalhos de gastronomia artesanal que homenageiam nossa administração e também símbolos do Paraná”, frisou o prefeito, em referência às melancias que traziam a logomarca do Prefeitura nos Bairros e também um pinheiro e a gralha azul.

 Presenças

Participaram da audiência o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji; os vereadores Pier Petruzziello, Zezinho Sabará, Colpani, Oscalino do Povo, Toninho da Farmácia e Edson do Parolin; o secretário municipal do Esporte Lazer e Juventude (Smelj), Emilio Antonio Trautwein; o presidente da FAS, Thiago Ferro; o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues; o diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso; a secretária municipal de Educação, Maria Sílvia Bacila; o secretário municipal de Defesa Social, Guilherme Rangel; o arquiteto do IPPUC Mauro Magnabosco (responsável pelo projeto da Rua da Cidadania da CIC); o frei Luiz Felipe Camargo; e os administradores regionais Reinaldo Boaron (Pinheirinho) e Gerson Gunha (Portão/Fazendinha), bem como lideranças comunitárias do Pinheirinho.

Confira os pedidos feitos pelos moradores da Regional CIC:

  • Implantação de mão única na rua Arthur Tambosi, na CIC
  • Colocação de refletores na cancha de areia da Praça da União, na CIC
  • Estacionamento ao lado da US Osvaldo Cruz, na Rua Pedro Gusso com Padre Gaston, na CIC
  • Fresagem no pavimento da Rua João Bettega, trecho entre Cid Campello e Gal Potiguara, e sincronização do sinaleiro da via com a Algacir Munhos Maeder
  • Execução de recuo para estacionamento em frente ao CMEI Pró-Morar Barigui, rua Arthur Martins Franco, na CIC.
  • Canalização de córrego da Vila Luana para relocação de rua, na CIC
  • Implantação do ecoponto na Rua Estrada Velha do Barigui com Avenida Juscelino K. de Oliveira, na CIC
  • Nivelamento do campo de futebol do Parque Diadema, na CIC
  • Implantação de pomar no CMEI Mario Covas, no Augusta
  • Relocação de parquinho em praça na Rua Gildo Lazarotto, na CIC
  • Implantação da Praça dos Amigos 2 na Rua Luiz Casagrande, na CIC
  • Construção de 120 metros de ciclovia na Rua Eduardo Sprada, na CIC

 

 

 

Via SMCS

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 8 =