OBRAS NO CENTRO CULTURAL MULTIUSO SÃO RETOMADAS

Compartilhe!

A população da Vila Nossa Senhora da Luz, na CIC, vai ganhar um novo espaço cultural. As obras de construção do Centro Cultural Multiuso foram retomadas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). Com 1.200 m², o novo equipamento vai contar com Cine Teatro e salas para cursos e oficinas culturais.

“Esta é mais uma obra que foi abandonada pela gestão anterior. Antes de retomá-la para a conclusão foi necessário refazer todo o projeto, com objetivo de recuperar as instalações que se encontravam deterioradas e também para adequações na acessibilidade e prevenção de incêndio”, explica o prefeito Rafael Greca.

A execução e gestão da obra do Centro Cultural Multiuso foi designada à Cohab, como parte integrante do contrato de urbanização da Bacia do Rio Formosa, firmado entre o município de Curitiba e o Ministério das Cidades. Estão sendo investidos R$ 2,7 milhões no contrato.

O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e a gestão do equipamento será de responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba.

A construção vai contar com três blocos de dois pavimentos. O primeiro bloco vai abrigar o Cine Teatro, no segundo ficarão áreas de serviços e o terceiro vai possuir salas para exposições artísticas, aulas de música, dança e teatro, além da administração.

A edificação será equipada com caixas d’água que acondicionam as águas pluviais. O reaproveitamento de águas das chuvas atende as posturas municipais de contenção de cheias e de sustentabilidade dos edifícios.

Além disso, o complexo atende as normas de acessibilidade e mobilidade para pessoas Portadoras de Necessidades Especiais PNE, com sanitários e rampas adequadas.

Programa habitacional

A obra do Centro Cultural Multiuso faz parte do projeto coordenado pela Cohab para urbanização de vilas localizadas na abrangência do Rio Formosa. O projeto já beneficiou com novas moradias mais de 600 famílias e outras 1,1 mil foram atendidas com obras de infraestrutura e urbanização.

Nas proximidades do Centro Cultural, o conjunto habitacional Moradias Castanheira também teve as obras retomadas e vai abrigar mais 88 famílias que hoje vivem em áreas de risco nas margens de rios.

“O programa habitacional do município entrega para a população mais do que novas moradias. Os projetos incluem infraestrutura e equipamentos públicos que melhoram a qualidade de vida das comunidades atendidas”, destaca o presidente da Cohab José Lupion Neto.

 

 

Via SMCS

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =