PRIMEIRO EMPREGO REÚNE 700 JOVENS EM NOVA EDIÇÃO

Compartilhe!

Setecentos jovens das dez regionais da cidade participaram, nesta segunda-feira (9/3), da abertura oficial da segunda edição do Programa de Formação para o Primeiro Emprego (PPE) 2020. O evento reuniu também, na Ópera de Arame, familiares, instrutores e parceiros do programa que formará este ano mais 1.000 jovens para o mercado de trabalho.

O prefeito Rafael Greca deu boas-vindas ao grupo nesta nova etapa do programa.

“Venho até aqui para dizer que vocês não estão sós. Peço que vocês terminem o curso e entrem na vida profissional. Cresçam em sabedoria e inteligência e se tornem dignos dessa cidade que estima vocês”, disse.

Greca destacou que o objetivo do PPE é capacitar os adolescentes para que todos “saibam fazer”. Segundo o prefeito, a qualificação profissional é sinônimo de emprego e que todos devem ter vontade de crescer.

Preparação

O PPE é destinado, principalmente para adolescentes de 14 a 17 anos, matriculados no ensino regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e com renda familiar máxima de três salários mínimos.

Idealizado pela Fundação de Ação Social – FAS Trabalho, o programa busca tornar os jovens competitivos e preparados para processos seletivos e postos de emprego.

É o que quer Victor Allan Sousa Oliveira, 16 anos, que participou do evento junto com vários colegas da Regional Portão. “Quero ter mais conhecimento da área do trabalho porque preciso trabalhar e poder ter as minhas coisas e não depender da minha mãe”, contou o rapaz. Para o jovem, o PPE será a base de um futuro promissor.

Joyce Caroline de Oliveira Almeida, 15 anos, também espera se capacitar ainda mais para conseguir bons empregos. “Espero evoluir na área social, saber agir na hora das entrevistas e estar preparada para o mercado de trabalho”, contou a adolescente que faz ensino médio e trabalha como aprendiz na Regional Tatuquara.

Durante a abertura do programa os jovens conheceram Fábio Mendes e Fabrício Rodrigues, professor e coach do Instituto Teean Coach, parceiro do PPE, e assistiram ainda à apresentação “Superconsciência na realização de sonhos, do médico Jacyr Leal.

Em toda a cidade

Durante todo o ano, os adolescentes do PPE terão aulas de língua portuguesa, matemática básica, introdução à informática e ao mundo dos negócios, empreendedorismo, trabalho voluntário, palestras, oficinas, orientação profissional e visitas monitoradas a empresas.

Eles participarão ainda de oficinas de leitura e comunicação, relações socioprofissionais, cidadania e ética; saúde e segurança do trabalho; planejamento e organização do trabalho; raciocínio lógico e análise de dados; gestão contábil e financeira; e operações logísticas.

As aulas, que tiveram início na semana passada para uma parte do grupo, acontecerão em salas dos Liceus de Ofícios das regionais, com exceção da Bairro Novo, onde os alunos se reunirão no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Bairro Novo, da CIC, na Administração Regional, e da Tatuquara, no Centro da Juventude.

Parceiros

O PPE é desenvolvido por meio de várias parcerias, como o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), que contratou instrutores para a iniciação profissional e será responsável pela formação de 500 adolescentes.

E, ainda o Sebrae, que ofertará o curso de empreendedorismo, o Instituto Teen Coach, que promoverá palestras motivacionais para a inclusão e permanência no mundo do trabalho; a Junior Achievement, que tratará de Economia Pessoal e Introdução ao Mundo dos Negócios; e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), com o programa IFPR a Todos.

Presenças

Participaram do evento o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Thiago Ferro, o superintendente do Trabalho da FAS, Fabiano Vilaruel, o vereador Mauro Bobatto.

Do CIEE, estiveram presentes o presidente, Domingos Tarço Murta Carvalho, o superintendente regional, Paulo Cesar Leandro Mira, e a gerente da Divisão de Capacitação e Cidadania, Simone Paulin.

E, também, o analista administrativo do Sesi-PR, Altair Kratzler, a orientadora de projetos da Junior Achievement, Karina Ferreira, a conselheira do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), Danielle Dalavechia, as integrantes do Movimento Voluntariado, Tânia Mara Cardozo e Inês Souza, e os representantes do Sicoob Sul Regiane Carla Noronha, Virgílio Moreira, Eduardo Leitão.

Via SMCS

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 12 =