Mitos e verdades sobre a hanseníase

Compartilhe!

O diagnóstico tardio da doença é um dos principais agravantes

Colaborou: Fernanda Menucci e Larissa Santin

A hanseníase, doença quase tão antiga quanto a humanidade, nos remete às mais terríveis imagens mentais. Antigamente conhecida como lepra, é uma doença historicamente estigmatizada, relatada nos textos do antigo testamento, porém ainda presente no Brasil do século XXI. Hoje a hanseníase (nome escolhido como forma de retirar o peso do antigo termo e aliviar o estigma do seu portador) ainda existe e registra novos casos cada ano.

Automaticamente relacionada a deformidades corporais, e, erroneamente, à falta de higiene, algumas pessoas sentem desconforto em relação ao assunto. Mas o imaginário do leproso bíblico não é, necessariamente, a realidade do doente de hoje. O preconceito, às vezes explícito, às vezes velado, ainda acompanha quem teve, em algum momento da vida, o bacilo de Hansen. A bactéria responsável pela doença atinge os nervos periféricos do corpo, acarretando deformidades e perda gradativa de sensibilidade. Quando identificada e tratada com antecedência, as sequelas deixadas pela hanseníase podem ser quase imperceptíveis e o paciente pode viver uma vida normal, sem indicar sua condição.

Diferentemente do que ocorria até o século passado, hoje não há mais a necessidade do isolamento do doente para segurança da maioria. Após o desenvolvimento de um medicamento eficaz contra o bacilo, o paciente de hanseníase pode retornar ao convívio social sem apresentar riscos. Dionei Santos é terapeuta ocupacional em Piraquara, em um centro especializado que atende pessoas com feridas crônicas e hanseníase. Ela explica que os pacientes diagnosticados precisam de treinamento para aprender a cuidar de seu corpo. Como há perda de sensibilidade, são comuns queimaduras e cortes profundos sem o paciente sentir, o que pode gerar infecções e amputações. Nesses casos, é necessário o desenvolvimento de uma rotina de autocuidado.

“A gente orienta o paciente a usar utensílios que preservem aquela mão, aquele pé. Não andar descalço. E sempre estar mapeando a questão da sensibilidade.” Dionei Santos

“Uma vez faltando o tato e gente tem que substituir pelo olhar. Analisar o que ele vai fazer e utilizar alguns utensílios, como luvas, cabos para que se isole o calor.” No centro onde trabalha, ela faz o diagnóstico, mapeia os locais com alteração de sensibilidade, faz o acompanhamento desses pacientes e realiza treinamentos para a prevenção de incapacidade.

A transmissão se dá por meio das vias aéreas, através da fala, de tosse e espirros. Porém, para o contágio, é necessário se enquadrar em uma série de fatores, como o contato prolongado com o doente (que não está recebendo tratamento) e estar com a imunidade baixa.

Políticas públicas
Para Dione, a divulgação da hanseníase e a melhor política pública para o problema. Ela conta que, com
campanhas, mais pessoas vêm ao posto para descobrir se a sua marca é uma micose, hanseníase ou outra doença. “Se existissem mais campanhas, iríamos descobrir novos casos, e não casos tardios.” Segundo ela, qualidade de vida também está relacionada à manifestação do bacilo. Falta de saneamento básico, por exemplo, está ligada à baixa imunidade. Locais sujos e com grande aglomeração de pessoas, como, por exemplo, favelas, tem relação direta com a história da hanseníase. Pessoas que vivem em condições assim têm chance de contaminação maior, alerta Dione.

Para a presidente estadual da Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Francisca Barros da Silva, 62, políticas públicas direcionadas a doença no Estado do Paraná e no Brasil deixam a desejar. “Se existissem políticas públicas para hanseníase não haveria tantos casos no Estado do Paraná e tantas sequelas grau 2”. Segundo ela, há um número significativo de pessoas procuram o serviço de saúde para tratamento já se encontrando no grau 2 (grau de maior incapacidade e danos no sistema nervoso). Francisca diz que algumas doenças são tratadas de formas muito enfática. Ela cita, por exemplo, os casos da aids e da dengue, que são mazelas combatidas com vigor e muito mencionadas na mídia. Já “a hanseníase está sempre em último lugar” se tratando de divulgação e atenção do poder público.

Jaquelina Finau, coordenadora estadual de Hanseníase da secretaria estadual de saúde, conta que o maior desafio das políticas públicas é a sensibilização dos profissionais da saúde e da população em relação ao diagnóstico da doença, que muitas vezes ocorre de forma tardia. A secretaria possui há mais de 30 anos programas direcionados à hanseníase e também investe em campanhas de conscientização, para tentar retirar um pouco do estigma relacionado à doença.

Embora haja uma queda nos casos registrados da doença nos últimos três anos, Jaqueline alerta que a questão do diagnóstico tardio pode afetar diretamente os dados recolhidos. Em 2015, há o registro de 737 casos, em 2016 foram 584 e 2017, até o período atual, foram constatados 128 casos. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a eliminação da doença é de um caso a cada 10 mil habitantes, deixando o estado do Paraná dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

MITOS

A hanseníase não é transmitida por:
• Copos, pratos e talheres.
• Cadeiras e bancos
• Aperto de mão, abraços, contatos
rápidos em transporte coletivo
• Picada de insetos
• Relação sexual
• Aleitamento materno
• Herança genética

SINTOMAS

• Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em
qualquer parte do corpo, com diminuição ou perda da sensibilidade
nessa região.
• Manchas que não coçam, são dormentes e não desaparecem rapidamente.
• Caroços ou inchaços no corpo, em alguns casos avermelhados ou doloridos.
• Dor e sensação de choque, fisgadas ou agulhadas ou longo dos nervos dos braços,
mãos, pernas e pés.
• Áreas com diminuição de pelos e do suor
• Perda da sensibilidade ou da força do quinto dedo, mãos, pés e na face.

Compartilhe!

11 thoughts on “Mitos e verdades sobre a hanseníase”

  1. I like the helpful info you provide in your articles.
    I’ll bookmark your blog and check again here frequently.
    I am quite sure I will learn lots of new stuff right here!
    Best of luck for the next!

    my homepage judi qq

  2. Have you ever considered about adding a little bit more than just your
    articles? I mean, what you say is fundamental and everything.

    But just imagine if you added some great visuals or videos to give your posts more,
    “pop”! Your content is excellent but with pics and video clips,
    this site could definitely be one of the greatest in its field.
    Terrific blog! Maillot Real Madrid

  3. You can definitely see your enthusiasm in the article you write.
    The sector hopes for even more passionate writers like you who are not afraid to
    mention how they believe. All the time follow your heart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =