UNIDADE DE SAÚDE NOSSA SENHORA DA LUZ É AMPLIADA E REVITALIZADA

Compartilhe!

O prefeito Rafael Greca entregou, na tarde desta segunda-feira (27/9), as obras de revitalização e ampliação da Unidade de Saúde Nossa Senhora da Luz, na CIC. Renovada, a unidade reabre nesta terça-feira (28/9) para atendimento à população.
Acompanhado da secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, o prefeito viu as instalações revitalizadas e conheceu a equipe de profissionais da Saúde que voltam, a partir desta terça-feira (28/9), a atender as pessoas da região.

“É com grande alegria que venho reabrir a Unidade de Saúde Nossa Senhora da Luz, totalmente revitalizada. Ela é um equipamento social inaugurado em 1978 e um orgulho de Curitiba”, destacou o prefeito.

A unidade atende cerca de 12 mil usuários da Vila Nossa Senhora da Luz, primeiro conjunto habitacional do Paraná e um dos pioneiros no Brasil e que, em novembro deste ano, completa 55 anos de sua inauguração.

Benfeitorias

A moradora da Vila e presidente do Conselho de Saúde da Unidade Nossa Senhora da Luz, Cleusa Cardoso da Silva, elogiou o resultado das melhorias, esperadas pela comunidade local. “Ficou maravilhoso. A comunidade vai se surpreender, está mais iluminada, mais ampla”, disse.

Foram investidos R$ 540.423,56 nas melhorias. Desse valor, R$ 150 mil de recursos provenientes da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), referente ao período que o deputado estadual Michele Caputo era o secretário estadual da Saúde, também presente à entrega da tarde desta segunda-feira (27/9).

Os investimentos possibilitaram que a Prefeitura realizasse uma reforma completa da Unidade, que incluiu a ampliação da estrutura, passando de sete para 12 consultórios. A clínica odontológica foi entregue com o novo modelo, com individualização dos pontos de atendimento.

Além disso, foram feitas as trocas de telhado, de estrutura da cobertura, forro e fiação elétrica. Também foram trocadas as luminárias, tubulação de águas pluviais, hidráulica e piso. As paredes que eram de madeira foram substituídas por alvenaria; e também foi feita a pintura interna e externa.

Entre outras benfeitorias foi feita a instalação de lavatórios; criação do Espaço Saúde; adequação do espaço da cozinha; criação de banheiros e vestiários exclusivos para funcionários.

Toda a planta da unidade foi revisada para garantir espaços mais amplos, ventilados e iluminados, que possibilitam a adequação de fluxos de atendimento.

Socorro ao próximo

A reabertura da Unidade contou também com uma benção do Frei Luiz Felipe Camargo. Com a leitura da parábola bíblica do Bom Samaritano, ele lembrou que a Unidade de Saúde é um local de reestabelecimento das pessoas, socorrendo ao próximo, independentemente de quem seja.

Moradora da casa em frente à Unidade Nossa Senhora da Luz, a pequena Valentina, 7 anos, que é cadeirante, foi convidada a conhecer a estrutura revitalizada. Seu pais, o calceteiro Daniel Gonçalves Ribeiro, e a dona de casa Cláudia Cristina Carneiro, 45 anos, levaram a curitibinha para um tour no local e aprovaram o resultado depois de toda a família ter acompanhado, do portão de casa, o início, os progressos e a conclusão da obra.

“Usamos vários serviços da Unidade e agora, com essa reforma, vamos ter um atendimento ainda melhor”, disse Ribeiro.

Também acompanharam a reabertura da Unidade de Saúde Nossa Senhora o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji Assahida; o supervisor do Distrito Sanitário da CIC, Cleverson Fragoso; e a representante do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Malu Gomes.

 

 

 

Via SMCS
Foto: Ricardo Marajó / SMCS

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + quatro =