COLÉGIO BRASILIO VICENTE DE CASTRO, CONSAGRA BI-CAMPEÃO NO JUDO FEMININO NOS JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ

Compartilhe!

Parceria entre Otto Judo e Colégio Brasilio Vicente, continua colhendo bons frutos

Pelo segundo ano consecutivo, o troféu dourado do judô feminino foi conquistado pelo CE Brasílio Vicente de Castro, de Curitiba. Também repetiu o pódio o CE Visconde de Guarapuava, de Guarapuava, no masculino. O Colégio Brasílio fez 28 pontos e o Visconde, 23. As curitibanas do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes ficaram com o segundo lugar e as da Escola Projeto 21, em terceiro. A prata geral dos meninos ficou com o CE Princesa Izabel, de Marilena e o bronze com Colégio Social Madre Clélia, de Curitiba.

Para Saimon Magalhães de Souza, professor de judô responsável pelo time do Brasílio, é uma honra poder representar uma escola que incentiva o esporte, que abre as portas para que os alunos possam participar do judô. “ A cada vitória mais alunos vem praticar a modalidade”.

“É gratificante sonhar o sonho dos alunos, graças a direção dando esse apoio, temos motivação para fazer um trabalho de nível mais elevado, como representantes do Paraná na competição nacional”, comentou Fernando Felipe de Lima Santos, do Visconde. Ele considera o JEPS como a competição mais forte do estado porque une os campeões de categorias separadas em outros campeonatos judô. “Aqui a gente consegue ter duas gerações se enfrentando e se fortalecendo, numa competição de alto nível”.

Na opinião de Souza, os JEPS fomentam o esporte para uma geração que tem um contato virtual muito elevado e por isso uma tendência maior a se manter sedentária: “se você incentiva a criança desde pequena a ela ter uma vida ativa, ela certamente vai continuar, seja como atleta, seja utilizando esporte para sua saúde. E a competição traz uma motivação extra para continuar na modalidade”.

“É a única modalidade esportiva individual que traz medalhas para o Brasil nas últimas 9 Olimpíadas. Então certamente abre cada vez mais espaço para o judô nas escolas”, afirmou o professor do Brasílio. Segundo ele, o judô é um dos esportes mais praticados no mundo e os pais procuram essa modalidade porque não é somente um esporte. “Tem a disciplina e todo um código de conduta e valores que estão inclusos dentro da modalidade”.

O professor do Vicente concorda: “vejo o judô como uma modalidade diferenciada, pela postura, pela etiqueta. Os pais já colocam os filhos no judô com objetivo de ser um auxílio educativo. Dentro dos tatemes você o respeito com o colega, a forma de tratar, e até mesmo a limpeza do ginásio”, disse Santos.

Talentos da CIC

Além do bi-campeonato do Brasílio, outros atletas da CIC foram premiados no evento. Felipe Oliveira da Maia, da Escola Albert Schweitzer, foi segundo colocado. Jefferson Oliveira, do Colégio Brasílio, e Julio Azevedo, do Colégio Anchienta, ficaram com o terceiro lugar na competição. Alinne Marugal, do colegio Brasilio, foi vice campeã. E Nikollas da Silva, do colégio Eurides Brandao, também ficou em segundo lugar.

A escola que competiu contra escolas de várias cidades do Paraná, públicas e particulares, conquistou uma vaga no Brasileiro Escolar com a aluna Sofia Velazquez Fuchs. O evento acontecerá em novembro na cidade de Blumenau, Santa Catarina.

 

Via Jogos Escolares do Paraná

Compartilhe!

2 thoughts on “COLÉGIO BRASILIO VICENTE DE CASTRO, CONSAGRA BI-CAMPEÃO NO JUDO FEMININO NOS JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ”

  1. Parabéns pela iniciativa. Ouvir o nome do Colegio me trouxe muitas recordações. Há 25 anos atrás eu estudei ai e participei de jogos defendendo o colégio. E fico mais feliz ainda em saber do projeto de judô. Pois também sou Sansei. Mas em outra cidade. Parabéns a todos os envolvidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 7 =