Com olhos atentos e muita participação, mais de 400 adolescentes participaram, nesta sexta-feira (6/9), do 2º Encontro do programa Formação para o Primeiro Emprego, desenvolvido pela Fundação de Ação Social – FAS Trabalho para aumentar a empregabilidade dos alunos.
Com o tema Indústria 4.0, o evento chamou a atenção dos jovens tratando de inovação, startups, tecnologias e economia criativa, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep-PR).
O encontro serviu para promover a integração dos adolescentes que participam do programa e possibilitar que todos tenham acesso a conhecimentos sobre as transformações do mundo do trabalho.
Durante toda à tarde, os adolescentes assistiram a palestras com empreendedor, professor, colaborador de startup e um coach que falaram da importância da busca constante do conhecimento, criatividade e produção de ideias e o uso da tecnologia para se aprender mais. Eles viram ainda um vídeo com a madrinha do programa, a coach e jornalista Michelly Correia.
O evento foi encerrado pelo prefeito Rafael Greca, que também participou do primeiro encontro, realizado em maio, na Primeira Igreja Batista de Curitiba, com a presença de 600 adolescentes.
O prefeito ressaltou a importância de os jovens estarem bem preparados para o mercado de trabalho, que está em constante transformação.
“Quero que além do ensino regular, os curitibinhas sejam capacitados para ter emprego e um lugar no mundo. Somos do tamanho dos nossos sonhos”, disse Greca.
Oportunidade
Bruna Fernandes, 15 anos, disse ter adorado o encontro. “Está sendo um momento de muito aprendizado, nos incentivando a continuar no programa, ter sonhos e persistir no que planejamos”, disse. Bruna, que participa do programa na Regional Boa Vista, sonha em ter um emprego, mas também em aprender cada vez mais durante as oficinas.
Para o presidente da FAS, Thiago Ferro, o programa dá oportunidade para que os adolescentes se abram para o mundo e construam sua própria história de sucesso. “Vocês estão sendo preparados para um futuro brilhante. Sonhem e realizem tudo o que desejarem”, disse.
De olho no futuro
Lançado em fevereiro deste ano, o Primeiro Emprego promove oficinas em todas as regionais da cidade para 1.000 jovens. Meninos e meninas de 14 e 15 anos têm aulas de língua portuguesa, matemática básica, introdução à informática e ao mundo dos negócios, empreendedorismo, trabalho voluntário, palestras, oficinas, orientação profissional e visitas monitoradas a empresas.
Para os jovens de 16 e 17 anos há oficinas de leitura e comunicação, relações socioprofissionais, cidadania e ética, saúde e segurança do trabalho, planejamento e organização do trabalho, raciocínio lógico e análise de dados, gestão contábil e financeira e operações logísticas.
A formatura acontecerá no próximo mês de novembro.
O programa tem como parceiros do Sistema S, responsável pela contratação dos professores, Sebrae, Associação Voluntários Amigos (AVA), Instituto TeenCoach, Junior Achievement e o Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Presenças
O encontro teve a participação do professor Fábio Mendes, do teen couch, Fabrício Rodrigues, da psicóloga Fernanda Chaerki, gerente de Recursos Humanos da startup Tecnofit, e do empreendedor Castro Punk.
Participaram também do evento o superintendente do Trabalho, Fabiano Vilaruel, e servidores da FAS envolvidos no programa. O sistema Fiep foi representado por Tania Mara Rinaldi, gerente da unidade Sesi/Senai CIC, e por Raquel Nascimento, gerente da unidade Sesi/Senai Portão.