CÂMARA MUNICIPAL APROVA TARIFA VARIÁVEL EM PRIMEIRO TURNO

Compartilhe!

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou nesta segunda-feira (9/9), em primeira votação, o projeto de lei que estabelece a cobrança de tarifas mais baixas fora dos horários de pico no transporte coletivo. A medida foi aprovada por unanimidade com 29 votos a favor.

Agora, o projeto precisa ser aprovado em segunda votação, marcada para esta terça-feira (10/9). Depois disso, a mudança vai para sanção do prefeito Rafael Greca. A alteração pode entrar em vigor 30 dias após a publicação do Diário Oficial.

Com a aprovação, a Urbanização de Curitiba (Urbs) dá continuidade aos estudos para definir as linhas em que a medida será testada. A intenção é cobrar tarifas mais baratas entre 8h30 e 11h, entre 14h e 17h e após as 20h nos dias de semana.

Segundo o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, a proposta tem o potencial de aliviar o movimento nos horários de pico, com melhor distribuição do uso dos veículos ao longo do dia, diminuindo a ociosidade da frota. A ideia é também é tornar o transporte coletivo mais atraente e estancar a perda do número de passageiros no sistema. Fazendo a diferenciação da tarifa, os passageiros poderão ter um leque bem maior de opções ao dispor.

Os efeitos positivos para o sistema incluem melhoria da operação e da qualidade do serviço (principalmente nos horários de grande demanda) e melhor distribuição do número de passageiros, com maior conforto aos usuários.

Os valores a serem aplicados, horários, linhas e data de início da tarifa mais baixa serão definidos por meio de regulamentação específica.

 

 

Via SMCS

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − onze =