Na Unidade de Educação Integral (UEI) Moradias Ribeirão (CIC), o projeto Pequenos Notáveis tem se destacado por utilizar o gênero jornalístico como instrumento pedagógico em práticas de leitura e produção de texto. Na sala de aula, o jornal é recurso para desenvolver a capacidade de análise e o senso crítico de 105 estudantes.
O projeto é desenvolvido durante a Prática de Acompanhamento de Língua Portuguesa. As atividades consistem principalmente na elaboração de um jornal escolar impresso, com notícias sobre o dia a dia dos estudantes e temas de interesse da comunidade.
“O jornal escolar é um excelente recurso didático que motiva a escrita, estimula a leitura, possibilita a comunicação na comunidade escolar e divulga o trabalho pedagógico realizado na unidade. Além disso, a produção de um jornal desperta no estudante a autonomia, a criticidade e um protagonismo”, destaca a professora Rafaela Marinho.
A professora também explica que o jornal Pequenos Notáveis tem textos jornalísticos produzidos por todos os estudantes com orientação da professora. “Eles trabalharam coletivamente e/ou pequenos grupos para escrever sobre suas vivências na UEI seguindo um roteiro para escrita de notícias com fotos”, disse ela.
Na UEI Moradias Ribeirão, o Pequenos Notáveis divide espaço na prateleira com os livros de literatura, gibis, exemplares didáticos, revistas e outros periódicos.
Na ponta do lápis
“Lápis e borracha na mão. É assim que a escrita começa”, resume Lorrana Tavares Valdívia, 9 anos.
Ela sente orgulho em ver seu trabalho circulando pelas mãos dos colegas, professores e até mesmo da comunidade.
“Nosso jornal é diferente porque ‘anda’ menos que o da internet, mas ele fala do que fazemos e aprendemos aqui na escola”, diz a estudante Lorrana.
A primeira publicação, em julho, teve tiragem de 150 exemplares.