YELLOW BIKES EM CURITIBA

Compartilhe!

Por: Anderson kreutzfeldt

Alguns dias atrás a empresa Yellow iniciou suas atividades em Curitiba. Quem não possui uma bicicleta mas é entusiasta do esporte vai adorar. Basicamente trata-se de um serviço de aluguel de bicicletas e patinetes elétricos compartilhados por um aplicativo. Você usa o app, encontra uma bike perto de você, utiliza ela e deixa num ponto para o próximo usuário.
A ideia da Yellow é muito bacana, basta saber utilizar o serviço com  consciência, pensando no próximo.

48 horas após a estreia do serviço, começaram a ser registrados furtos e vandalismos com as bicicletas. Há registros de incidentes em outras cidades e países. De São Paulo a Paris. Em alguns pontos do país francês serviço deixou de operar. Os próprios fundadores da Yellow assumem que existe um previsto para esses casos e que ao menos na cidade de São Paulo, até então, as ocorrências estão abaixo desse previsto.

Mas não para por aí, não mesmo. Não contentes com o furto da bicicleta, algumas pessoas tentaram transformar isso em um empreendimento: Alguns chegam a anunciar as bicicletas em sites de venda. As bicicletas são equipadas com GPS para desestimular os furtos e elas são projetadas para que “não valha a pena” se apropriar delas (as peças das Yellow não funcionam em outras bicicletas). Talvez, conforme os próprios fundadores do serviço acreditam, com o passar do tempo as pessoas irão deixar de furtar as bicicletas. Mas e o vandalismo?

Há registros de bicicletas quebradas, uma foi jogada no rio e outra apareceu misteriosamente em cima de uma árvore. O serviço tem tudo pra operar bem, ele só enfrenta um inimigo: a falta de consciência de alguns usuários. Deveríamos ver a Yellow como um serviço pra facilitar a vida de todos, e não como um meio pra tirar vantagem pessoal.

O jornal da CIC entrou em contato com a Yellow para saber quando e se o seviço será disponibilizado na Cidade Industrial. Até o fechamento da edição de Janeiro não obtivemos resposta.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 16 =