CRIANÇAS DA CIC SE ENCANTAM COM A HISTÓRIA DA CIDADE

Compartilhe!

Moradores e estudantes dos bairros da Regional CIC participaram, nesta terça-feira (9/4), da festa para comemorar os 326 anos de Curitiba, completados no dia 29 de março. A celebração, no Parque dos Tropeiros, incluiu brincadeiras com o personagem Curitibinha, bolo de aniversário, muita música e a apresentação do Auto de Fundação de Curitiba.

“Vamos comemorar o aniversário de nossa amada cidade com uma aula de história. Vamos falar sobre essa grande história dessa grande cidade”, disse o prefeito Rafael Greca, que puxou o hino da cidade e foi acompanhado pelas crianças e pela Banda Lyra.

Prefeito Rafael Greca participa do aniversário de Curitiba na Reigional CIC no Parque dos Tropeiros. Curitiba, 09/04/2019. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Cerca de 250 meninos e meninas das escolas municipais Mansur Guérios, Hamilton Calderari e Sidônio Muralha cantaram músicas em homenagem à cidade e assistiram à montagem preparada pela Fundação Cultural de Curitiba sobre a história da fundação da Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que deu origem à capital.

No espetáculo, 13 personagens caracterizados como índios e colonizadores que estavam na região no dia 29 de março de 1.693, data da fundação de Curitiba, se revezam no palco encantando e narrando a história do início da cidade.

Prefeito Rafael Greca participa do aniversário de Curitiba na Reigional CIC no Parque dos Tropeiros. Curitiba, 09/04/2019. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Personagens como o Cacique Tindiquera e Mateus Leme, um dos colonizadores, se movimentam à frente de uma reprodução do painel de Theodoro de Bona sobre a fundação da cidade. “As crianças tiveram a oportunidade de ver grandes nomes da história de Curitiba, como Baltazar Carrasco dos Reis, João Rodrigues Seixas, Eleodoro Ébano Pereira e Mateus Leme e todos reunidos em torno do cacique dos tinguis, aquele que pela primeira vez cunhou o nome da nossa cidade, que na língua dos índios quer dizer muito pinhão”, lembrou o prefeito.

Os amigos Kauã Lins Pereira e Ryan Mateus Vital da Silva, de 10 anos, estudantes da escola Mansur Guérios, estavam eufóricos com o evento. “É interessante, quero ver a apresentação e comer bolo”, disse Ryan.

Prefeito Rafael Greca participa do aniversário de Curitiba na Reigional CIC no Parque dos Tropeiros. Na imagem, Ryan Mateus e Kauã Lins Pereira. Curitiba, 09/04/2019. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Pedro Gabriel de Oliveira Rocha, de 7 anos, da escola Hamilton Calderari, disse que estudou a história de Curitiba na escola. “Estou animado”, disse.

“Provocamos essas crianças para serem trabalhadores da inovação, os curitibanos do século XXI, capazes de fazer essa grande cidade avançar”, disse Greca.

Estiveram presentes ao evento o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; o vereador Zezinho do Sabará; o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji; o administrador da Regional Portão/Fazendinha, Gerson Cunha; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro; e o presidente da Curitiba S.A., Bruno Rocha.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =