GOURA E RATINHO ASSINAM NOVO DECRETO DO CONCICLO

O deputado estadual Goura participou, nesta terça-feira, no Palácio Iguaçu, junto com o governador Ratinho Junior, da assinatura do decreto que altera o Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo), que foi instituído pelo Decreto Estadual nº 1517/2015 e que criou o Programa Paranaense de Mobilidade por Bicicleta – CicloParaná. O secretário da Casa Civil Guto Silva também participou da assinatura do decreto.

“Esta é uma iniciativa importante para retomar as atividades do Conciclo, que são fundamentais para promover o uso da bicicleta como meio de transporte, como esporte, como lazer, no turismo, que promove a saúde e que também fomenta a economia”, disse Goura. Ele explicou que o Conciclo estava desativado desde 2016 e que agora retomará as atividades.

Coordenação do Detran-PR

A principal mudança determinada pelo decreto é a mudança da coordenação do Conciclo, que deixa de ser da Secretaria do Meio Ambiente e passa a se do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), conforme foi sugerido pelo deputado Goura ao próprio diretor-geral do Detran, Cesar Kogut, e ao chefe da Casa Civil. “Trabalhamos para a reativação do Conciclo e contamos com a sensibilidade do governo para que se efetivasse”.

Lei o decreto na íntegra abaixo:

 

Amigo da bicicleta

O governador se comprometeu com a retomada das atividades do Conciclo e disse que vai valorizar as políticas para a bicicleta nas ações de governo. “Vamos ter sim uma atenção para a bicicleta. Esta iniciativa do deputado Goura para reativar o Conciclo é só a primeira delas”, disse Ratinho Junior. “Queremos ser um governo amigo da bicicleta”, disse.

Ciclovias nas rodovias

O governador também determinou que seja incluída a sugestão do deputado Goura de se colocar no edital de concorrência dos pedágios a exigência de construção de ciclovias nas rodovias que cortam áreas urbanas aos ganhadores das licitações, que devem acontecer a partir de 2021.

“Esta iniciativa do governador vai garantir que deixem de ser mortos muitos ciclistas como temos registrados nos últimos anos”, comentou Goura, que lembrou que as mortes de ciclistas têm crescido no Paraná. “De 2017 para 2018, o crescimento foi de 47% e por isso a iniciativa do governador é tão importante.

Ferrovia Antonina Morretes

O governador também acolheu a ideia de se integrar ao projeto da Estrada de Ferro Morretes – Antonina, da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que vai reativar o ramal ferroviário com o uso de locomotiva maria fumaça, de incluir uma ciclovia junto ao trajeto. “Vamos formalizar junto ao governo esta proposta”, disse Goura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − dezesseis =