FESTIVAL OLHAR DE CINEMA TRAZ DESTAQUES ÀS TELAS DE CURITIBA

Compartilhe!

Desde títulos clássicos até produções inovadoras na linguagem cinematográfica serão destaques nos espaços da Fundação Cultural até a próxima quarta (12/6), como parte da 8ª edição do Festival Internacional Olhar de Cinema. De 131 filmes que compõem o festival, 28 serão exibidos nos espaços da FCC que também irá sediar o 3º Fórum Paranaense de Cinema e oficinas voltadas a prática da sétima arte.

O Cine Passeio irá exibir 7 das 10 mostras que integram a programação do festival (Mirada Paranaense, Pequenos Olhares, Novos Olhares, Exibições Especiais, Olhares Retrospectivos, Olhares Clássicos e Olhar Brasil). A Mirada Paranaense traz produções cinematográficas locais; a Mostra Pequenos Olhares joga luz a produções nacionais e internacionais de filmes voltados ao público infantil e adolescente. Já a mostra Exibições Especiais promove a ligação entre o presente, o passado e o futuro com clássicos da sétima arte.

Novos Olhares exibe obras que inovam ao apresentar narrativas que usam a linguagem cinematográfica de forma não convencional. Olhares Retrospectivos tem foco na exibição de filmes voltados a  períodos históricos. A mostra Olhares Clássicos revisita longas metragens marcantes dentro da história do cinema. O Festival também estreia a mostra Olhares Brasil voltada a abrir espaço a produções nacionais de impacto que rodaram por diversos festivais de cinema.

O Cine Passeio, em conjunto com festival, também vai ofertar oficinas a quem tem interesse em aprofundar os conhecimentos sobre a sétima arte. Ministrada pelo cineasta Guto Pasko, a oficina “Entendendo o Documentário” pretende desvendar, a partir de estudos de caso, as diferenças entre a produção de uma reportagem e um documentário.

A oficina “O Trabalho da Atriz e do Ator: TV e Cinema”, ministrada pela atriz Michelle Pucci, reflete sobre o trabalho dos atores quando estão em cena. O historiador e pesquisador de cinema Hernani Heffner ministra a oficina “Uma Breve História – Cinema Brasileiro como Gesto Poético e Político” que traz todo panorama da história do cinema brasileiro aliado ao desenvolvimento do país e como a arte serviu de instrumento crítico a tais situações.

Fórum Paranaense de Cinema 
Integrada à programação do 8º Olhar de Cinema, acontece a terceira edição do Fórum Paranaense nos dias 7 e 8 de junho (sexta e sábado), na Cinemateca de Curitiba. O encontro aberto a comunidade pretende gerar discussão entre gestores, professores e profissionais do ramo sobre políticas públicas para o audiovisual e as demandas existentes.

A base da programação será composta por três mesas. Abre as discussões a questão: ‘Espaços de cinema: curadoria e programação’ com o foco nos desafios de programar espaços públicos de cinema. Em seguida será apresentado um diagnóstico e perspectivas para o audiovisual paranaense na mesa ‘Políticas para o audiovisual’. Completa a programação um panorama sobre o ensino de cinema e televisão no estado.

A realização é uma parceria entre o Festival Olhar de Cinema com a Associação de Vídeo e Cinema do Paraná – Avecpr e o Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo Unespar. O festival conta ainda com apoio da Lei de Incentivo à Cultura.

Para mais informações sobre a programação do evento, acesse  o link.

Exibição de filmes e oficinas no Cine Passeio

Data: 6/6 a 12/6

Local: Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro)

Ingressos: R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia entrada)

Fórum Paranaense de Cinema

Data: 7 e 8 de junho (sexta e sábado)

Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − doze =