DOE A BOA: CAMPANHA DO AGASALHO INCENTIVA A DOAÇÃO DE PEÇAS EM BOM ESTADO

A Prefeitura lançou em maio a Campanha do Agasalho e a Ação Inverno 2019 – Curitiba que Acolhe. As duas ações serão coordenadas pela Fundação de Ação Social (FAS) para arrecadar agasalhos, calçados, cobertores e roupas de cama que serão doadas às pessoas atendidas nas unidades da assistência social do município e também para proteger a população em situação de rua nos meses mais frios.

Com o slogan Doe a Boa, a Campanha do Agasalho 2019 quer incentivar as pessoas a doar peças em bom estado e limpas. Isso porque, atualmente 30% das roupas e calçados doados pela população ao Disque Solidariedade – responsável pelo recebimento de doações – são descartadas por falta de condições de uso.

A Campanha do Agasalho e a Ação Inverno vão até 15 de setembro. A FAS espera arrecadar 100 mil peças, principalmente de roupas masculinas e cobertores, nos próximos quatro meses.

“Nós não queremos perder ninguém para o frio. Queremos que Curitiba seja a cidade mais humanitária do Brasil e, por isso, pedimos a doação de agasalhos e calçados que possam ser usados por outras pessoas“, disse o prefeito Rafael Greca, ao lado da primeira-dama, Margarita Sansone.

Greca agradeceu a participação de parceiros e voluntários e falou da importância da união de esforços do poder público, das igrejas e dos movimentos sociais no desenvolvimento de ações para atender a população.

Qualidade

O presidente da FAS, Thiago Ferro, explicou que a maior demanda da campanha é de roupas masculinas, principalmente para atender a população em situação de rua. Mas as doações também atenderão aproximadamente 50 mil famílias e pessoas, entre elas crianças e idosos, acompanhados e acolhidos pela FAS.

Serão pelo menos 100 pontos de coleta espalhados pela cidade, nas Ruas da Cidadania, empresas parcerias e comunidades religiosas. Entre os parceiros da campanha estão Rede Massa, Supermercados Condor, Electrolux, Havan, Effex, Fábrica de Comunicação, Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e o Núcleo de Pastores formado pela Comunidade Alcance de Curitiba, Igreja de Deus do Campo Comprido, Vitória Comunidade Cristã e Comunidade Cristã de Curitiba.

A campanha pode ser conhecida por meio do rádio, nas redes sociais, nas TVs instaladas nos ônibus do transporte público e nos pontos de ônibus.

Ação Inverno

A Ação Inverno contará com até 1.200 vagas para abrigamento de pessoas em situação de rua. Todas as noites em que a temperatura atingir 9 graus ou menos, a FAS intensificará o serviço de abordagem social, das 19h às 23h, trabalho que será feito por 12 equipes que percorrerão toda a cidade em busca de pessoas que estejam em situação de rua.

Após esse horário, o serviço passa a ser executado por sete equipes. Vinte e sete educadores sociais e 12 motoristas trabalharão nas abordagens.

Durante o dia, a abordagem social continua sendo feita pelas equipes da Central de Encaminhamento Social 24 Horas e dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas).

Pelo terceiro ano consecutivo, a Ação Inverno conta com o apoio de voluntários. Eles vão auxiliar as equipes técnicas servindo alimentação, fazendo o encaminhamento para banho, entrega de roupas e material de higiene.

 

Via SMCS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 9 =