Moradores fazem campanha para reabertura da UPA CIC

Compartilhe!

Por: Larissa Santin

A UPA CIC, fechada desde novembro de 2016 para reformas, seria reaberta no dia 31 de julho. Uma liminar do TRT suspendeu o chamamento público da empresa responsável pela administração da Unidade e impedindo a reabertura da mesma. Segundo a secretaria municipal de saúde, a Prefeitura Municipal de Curitiba já entrou com recurso, porém é difícil estimar quanto tempo levará o processo.

Indignados pela falta da Unidade, que está fechada há quase dois anos, embora absolutamente apta para atender pacientes, moradores da Cidade Industrial lançam a #VoltaUPA. A campanha consiste na postagem em redes sociais de uma foto do morador, em preto e branco, segurando cartaz que pede a reabertura da Unidade de Pronto Atendimento da CIC. Até o momento, cerca de 30 pessoas já aderiram a campanha.

 

 

Algumas associações de moradores da região também colocaram faixas dentro da UPA, pedindo a reabertura da unidade.

 

Por outro lado, algumas associações se posicionam contrárias a reabertura da UPA sob administração de organizações sociais. Esses grupos alegam que a subcontratação de profissionais médicos pode sucatear os serviços, e questionam também a idoneidade da empresa vencedora do edital de licitação. Embora a organização negue a relação, o INCS, Instituto Nacional de Ciências da Vida,  mudou o nome (anteriormente Instituto Ciência da Vida) depois de responder a uma ação civil pública e uma ação cautelar inominada movidas pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP). A empresa é acusada de contratar falsos médicos para forjar a prestação de serviços em unidades geridas pelo Instituto. Segundo o MP-SP o prejuízo seria de quase um milhão de reais. A organização nega as acusações.

 

 

 

Compartilhe!

One thought on “Moradores fazem campanha para reabertura da UPA CIC”

  1. Apoio a reabertura da forma que o Prefeito definiu, tem muitos folgados concursados que estão com medo de perder a boquinha…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 1 =