“Independência ou morte!”. O brado de Dom Pedro I, em 7 de setembro de 1822, às margens do Ipiranga, foi replicado em coro por 80 estudantes das escolas municipais Dom Bosco e Poeta João Cabral de Melo Neto, nesta segunda-feira (3/9). Ao lado do prefeito Rafael Greca, as crianças participaram da comemoração da Semana da Pátria na Regional CIC.
“O Brasil fica independente quando um piá ou uma menina aprende a ler, escrever e a contar. Fica independente quando o pai e a mãe de um curitibinha ganha o pão de cada dia com o suor do rosto”, disse o prefeito.
O soldado Elder Aurelio de Andrade Purkotte foi a caráter, vestido de Dom Pedro, e o prefeito convidou os estudantes a tirarem fotos com o personagem. “Selfie com Dom Pedro só em Curitiba”, brincou o prefeito.
Além dos hinos nacional, da independência e de Curitiba, a festa cívica contou com uma apresentação artística dos estudantes, que fizeram coreografias com fitas, bambolês e cordas.
“Este é um dia muito especial para mim, que festa linda”, disse a estudante Gabriele Vitória Malinovski, 8 anos, da Escola Municipal Poeta João Cabral de Melo Neto
A colega dela, Milena Souza, 8 anos, contou que nunca tinha participado de um ato cívico tão bonito. “Eu nunca tinha vindo numa festa assim para celebrar o Brasil, estou muito contente”, afirmou a menina.
As comemorações da Semana da Pátria em Curitiba estão sendo realizadas nas dez regionais da cidade para despertar o civismo nos estudantes e na população.
Presenças
Participaram da comemoração o administrador regional da CIC, Raphael Keiji Assahida; a chefe do Núcleo Regional da Educação da CIC, Maristela Teodoro; o diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso; a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Elenice Malzoni; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; o vereador Zezinho Sabará; representantes do Governo do Estado; professores e estudantes.