Os 30 anos da Constituição que mudou o Brasil

Compartilhe!

“Declaro promulgado o documento da liberdade, da democracia e da justiça social do Brasil”, disse há 30 anos o então presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães, ao promulgar a nova Constituição Federal, que está em vigor até hoje.

Foto: Arquivo agência Brasil

Via: Ministério Público do Paraná

No último dia 5 de outubro, a Constituição Federal completa 30 anos de promulgação. Símbolo do processo de redemocratização do país – que havia passado 21 anos sob o domínio de governos militares –, o novo texto constitucional representou grande avanço para a garantia de direitos fundamentais à sociedade e trouxe mecanismos até então inéditos que buscavam preservar a recém-instaurada ordem democrática. Direitos trabalhistas como a jornada de trabalho de 8 horas diárias e 44 horas semanais, licença-paternidade e outras previsões como o direito de voto aos analfabetos e aos jovens a partir de 16 anos são apenas alguns exemplos de conquistas que até então não existiam e passaram a ser asseguradas. Além disso, a educação voltou a ser um dever do Estado orientado por princípios como a igualdade de acesso, liberdade e pluralismo de ideias, gratuidade e gestão democrática e, na área da infância, a Carta Magna passou a reconhecer crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, assegurando à parcela mais jovem da população prioridade absoluta no tratamento das políticas públicas. Também nasceu com a Constituição Federal o Sistema Único de Saúde (SUS), considerado exemplo de política pública por garantir o acesso universal aos cidadãos aos serviços de saúde e ser referência internacional com iniciativas como o Sistema Nacional de Imunizações, o Programa de Controle de HIV/Aids e o Sistema Nacional de Transplantes de Órgãos.

ATUAÇÃO INSTITUCIONAL

Entre as novidades trazidas pela Carta Magna, a própria atuação do Ministério Público também passou por amplas mudanças, tendo sido somente a partir da nova Constituição que a instituição passou a contar, efetivamente, com atuação autônoma, independente dos demais poderes, assumindo o papel de defensora do regime democrático e dos direitos sociais e individuais dos cidadãos. Para celebrar a data, o Ministério Público do Paraná preparou hotsite com conteúdo especial sobre o tema, com matéria sobre as mudanças ocorridas na atuação institucional a partir de 1988 e uma retrospectiva sobre a participação do MPPR no processo de redação do novo texto. Além
disso, são apresentadas entrevistas com procuradores de Justiça do MPPR que analisam os avanços conquistados em relação aos direitos e garantias fundamentais nas diversas áreas de atuação institucional, como saúde, educação, infância, entre outros, bem como os desafios ainda existentes nos diversos campos de atuação do Ministério Público.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =