A estudante Fabielli Jhiuliani, de 10 anos, roubou a cena durante a apresentação do Auto de Reis que o grupo Rosa Armorial fez na Regional CIC, na tarde de terça-feira (8/1). Uma das duas filhas da dona de casa Leandra Aparecida, deficiente auditiva, a menina passou todo o evento fazendo interpretação do espetáculo na Língua Brasileira de Sinais (Libras), a fim de que a mãe pudesse entender o que se passava.
Fabielli chamou a atenção do vice-prefeito, Eduardo Pimentel, que esteve no local representando o prefeito Rafael Greca, idealizador do espetáculo. “O carinho e a dedicação que você tem pela sua mãe chamaram a atenção e nos emocionaram”, disse Pimentel, dando a ela o primeiro dos 200 brinquedos entregues a seguir a todas as crianças presentes. A família de Leandra é acompanhada pela unidade de atendimento Passaúna da Fundação de Ação Social (FAS).
Mais surpresas
Outra criança que surpreendeu foi Victor Maximus de Oliveira Boaventura, de 7 anos. Assistindo à televisão, ele aprendeu os nomes dos três Reis Magos – Melquior, Baltazar e Gaspar – e dos presentes – ouro, incenso e mirra – que eles entregaram ao Menino Jesus. “É sobre isso que vão cantar aqui?”, perguntava Victor antes de ver o espetáculo.
Já Marcos Neves Ribeiro ficou contente de o evento coincidir com o dia da comemoração dos seus 12 anos. “A festa vai ser sábado, mas hoje também é”, disse o menino, que é acompanhado pelo Cras Nossa Senhora da Luz. Ele foi uma das crianças selecionadas para receber um brinquedo.
A apresentação na CIC, realizada no salão da igreja do bairro, também foi uma oportunidade de lazer e convívio familiar. A professora de Espanhol equatoriana Bella Cepeda ajudou a neta Gabriela Dutra, de 9 anos, a se equilibrar sobre pernas de pau e se lembrou da infância. “Que coisa gostosa”, disse a avó, que participa das atividades do Cras Vila Sandra.
Silvano Gomes Constante e Andréia Alves da Silva levaram a bebê Kauane, de 3 meses, para passear e também para jogar com o primo Pablo, de 14 anos. O adolescente passa férias na casa da família. Eles estão cadastrados no Cras Barigui.
Solenidade
O Auto de Reis foi concebido pelo prefeito Rafael Greca para levar às crianças e aos adultos das dez regiões administrativas da cidade a tradição popular de celebrar a visita dos chamados três reis magos ao recém-nascido menino Jesus. O espetáculo foi criado e executado pelo grupo Rosa Armorial.