NA VOLTA DO LEGISLATIVO, PREFEITO FAZ BALANÇO DE DOIS ANOS DE GESTÃO

Compartilhe!

Na reabertura dos trabalhos do Legislativo Municipal, nesta segunda-feira (4/2), na Câmara de Vereadores, o prefeito Rafael Greca fez um balanço dos dois anos de gestão e anunciou avanços nas áreas do transporte, ciclomobilidade, saúde, meio ambiente e atendimento à população.

O prefeito destacou os bons resultados do Plano de Recuperação de Curitiba, aprovado com o apoio da Câmara Municipal, então sob o comando do vereador Serginho do Posto. Também parabenizou a nova mesa diretora da Casa, que tem na presidência o vereador Sabino Picolo. “Temos certeza da mesma identidade de propósitos com esta nova mesa diretora, liderada pela experiência do vereador Sabino Picolo”, disse Greca.

 

 

O líder do governo na Câmara, vereador Pier Petruzziello, também parabenizou a nova mesa diretora e reforçou as ações da Prefeitura pelo desenvolvimento da cidade.

Segundo o novo presidente da Câmara Municipal, Curitiba tem melhorado a olhos vistos nesta gestão. “As pessoas estão vendo que a cidade mudou, com as ações de revitalização e o cumprimento do plano de obras”, disse Picolo. De acordo com o chefe do legislativo municipal, sua gestão será pautada pelo viés suprapartidário e por ações de compromisso com a cidade.

“Assumimos com a proposta de ter os 38 vereadores trabalhando por Curitiba e para o povo curitibano, independentemente das cores partidárias.”

Prefeito Rafael Greca participa da abertura dos trabahos da Câmara Municipal de Curitiba.
Curitiba, 04/02/2019.
Foto: Valdecir Galor/SMCS

Futuro

Entre os avanços para a cidade, o prefeito destacou que, nos próximos meses, Curitiba deverá contar com uma nova linha de transporte integrado no eixo da Linha Verde, na ligação entre as estações Fanny e Fagundes Varela, para o transporte de 4,2 mil passageiros/dia. “Será uma nova oferta de transporte coletivo. Um embrião de uma futura ligação pelo eixo de transporte metropolitano Fazenda Rio Grande a Colombo e São José dos Pinhais ao Alto Boqueirão”, afirmou Greca.

Além disso, a frota será ampliada na semana que vem com 40 novos ônibus. Até agora foram comprados 249 ônibus, dos quais 117 estão em circulação.

Outra melhoria na área da mobilidade é o Plano de Estrutura Cicloviária, que deverá ampliar a malha voltada à ciclomobilidade na cidade, quase dobrando a existente. “Nosso Plano de Estrutura Cicloviária será apresentado ao Conselho da Cidade Curitiba. Devemos chegar a 200 novos quilômetros de vias para bicicletas com novas ligações, além das ações de manutenção e revitalização da malha existente”, disse.

Com o plano implantado, haverá estruturas cicloviárias em 8,5% da malha viária de Curitiba que tem 4.800 km de extensão. O Plano de Estrutura Cicloviária, em desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), será apresentado ao Conselho da Cidade (Concitiba) na primeira reunião ordinária de 2019, prevista para a segunda semana de março.

Avanços

Greca ressaltou os avanços na área de saúde durante a gestão. A UPA CIC, por exemplo, foi reaberta com um novo modelo de gestão, que propiciou uma economia mensal de quase R$ 500 mil ao município, e com a qualidade dos serviços aprovada pela população. Para o mês de março, a Prefeitura a entrega da revitalização da UPA Pinheirinho, que passou por ampla reforma.

Para aproximar ainda mais os serviços públicos municipais da população, a Prefeitura também está trabalhando na atualização tecnológica e dos processos da Central 156 e no desenvolvimento do 156 Mobile, um aplicativo pelo qual os cidadãos poderão fazer solicitações e buscar informações da Prefeitura.

Ainda no mês de aniversário da cidade, Curitiba será sede de um evento dos Ministros de Relações Exteriores dos países que formam o Brics (Brasil, Rússia, Índia e China) que farão aqui reunião preparatória de um encontro a ser realizado em Brasília neste ano. Em 21 e 22 de março, no Parque Barigui, acontecerá a segunda edição do Congresso Mundial de SmartCities. Como parte do evento, haverá a Feira de Inovação, na Rua XV de Novembro, nos dias 27,28 e 29 de março.

Ainda na área da tecnologia, a Prefeitura irá abrir um FabLab na Rua de Cidadania do Cajuru. Já está em funcionamento à disposição da rede de ensino municipal, o laboratório pedagógico Google, no edifício Delta.

O prefeito ressaltou também a continuidade nas ações de manutenção da cidade, o andamento do plano de pavimentação e a busca de parcerias com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Governo do Estado para a implantação do projeto do Bairro Novo da Caximba, de recuperação socioambiental de uma extensa área ocupada no extremo sul da cidade, no encontro das bacias dos rios Iguaçu e Barigui.

Presenças

Na reabertura dos trabalhos do legislativo, o prefeito foi acompanhado do vice-prefeito Eduardo Pimentel; o secretário do Governo e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; o secretário-chefe de Gabinete, João Alfredo Costa Filho; a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi.

Participaram também os secretários municipais do Abastecimento, Luiz Gusi; da Comunicação, Israel Reinstein; da Educação, Maria Sílvia Bacila; e do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein; as presidentes da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro; do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; e da Fundação de Ação Social; Elenice Malzoni; os presidentes da Cohab, Pedro Lupion Neto; do Imap, Alexandre Matschinske; e da Urbs, Ogeny Maia Neto. E os administradores regionais da Matriz, Dirceu de Mattos; do Boqueirão, Ricardo Dias; do Bairro Novo, Fernando Bonfim, e da CIC, Raphael keiji Assahida.

 

Via SMCS

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 2 =