CIDADE INTEGRA GRUPO INTERNACIONAL DE PREVENÇÃO A INUNDAÇÕES

Compartilhe!

Curitiba passou a integrar um grupo internacional de discussão sobre inundações urbanas no cenário de mudanças climáticas. A inclusão da cidade se deu no seminário “C40 Urban Flooding Network Workshop”, realizado nesta semana, em Moema (SP).

O evento internacional foi organizado pela Rede de Alagamentos do Grupo de Grandes Cidades para a Liderança Climática. Além da capital paranaense, também fazem parte do grupo as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Filadélfia, Houston, Buenos Aires, Joanesburgo, Durban, Copenhague e Tel Aviv.

No encontro, representantes de diversas localidades compartilharam experiências de combate e gerenciamento de enchentes. “O objetivo foi trocar experiências sobre soluções e e ações para a redução dos problemas causados pela chuva”, conta o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson de Lima Ribeiro. Entre os temas tratados estiveram a avaliação, monitoramento, redução e respostas a inundações, além do gerenciamento integrado das águas pluviais e saneamento.

Resiliência

Na apresentação sobre Curitiba, o coordenador municipal de Defesa Civil falou sobre o Plano Setorial de Resiliência, Proteção e Defesa Civil que está em desenvolvimento.

“Mostramos os indicadores que foram construídos por meio do plano setorial de Curitiba e as propostas que ainda serão implantadas para a adaptação à mudança de clima da cidade”, explica Nelson.

Os indicadores abrangem a capacidade dos reservatórios, bacias de contenção e amortecimento da água, além da proporção de famílias atingidas, realocadas de áreas de atenção e risco.

O “C40 Urban Flooding Network Workshop” ocorreu de terça (11/6) a quinta-feira (13/6). “A troca de informações é importante no processo de instrução da nossa equipe sobre as mudanças no clima que fazem parte da realidade”, salienta Ribeiro.

 

Via SMCS

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =