TESTE AJUDA INDENTIFICAR CONSUMO ABUSIVO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

Compartilhe!

Legalizadas e bem aceitas na sociedade, as bebidas alcóolicas estão presentes na maioria dos eventos sociais. Mas o consumo descontrolado pode se tornar um problema. Para avaliar se a relação com o álcool oferece riscos à saúde, o Portal do Programa Escute o seu Coração oferece um teste.

O teste pode ser feito neste link, além do resultado, o portal orienta sobre os riscos e punições legais ao dirigir sob o efeito de álcool. O objetivo é oferecer uma ferramenta no portal do Programa Escute o Seu Coração para auxiliar a identificar fatores que podem comprometer a saúde e incentivar a prevenção das doenças do sistema cardiocirculatório.

O alcoolismo é considerado uma doença crônica, causada pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Algumas perguntas, como frequência e quantidade de ingestão de álcool e como ele pode interferir na rotina, podem indicar dependência ou sinais de alerta.

O conjunto das perguntas compõe uma escala que mede o grau de envolvimento da pessoa com consumo do álcool. Foi inspirado em uma ferramenta chamada Assist (Alcohol Smoking and Substance Screening Test), que mede as tendências às dependências por substâncias químicas.

O médico psiquiatra da Secretaria Municipal da Saúde, Evandro Emmanuel Rodrigues da Silva, lembra que é um teste de triagem.

“Ele não substitui a avaliação profissional, mas oferece algumas orientações e ajuda avaliar se consumo está dentro do aceitável”, explica

No portal também há testes de autocuidado sobre alimentação saudável, atividade física, IMC (índice de massa corporal), tabagismo, nível de estresse e saúde da boca, todos com orientações para adoção de hábitos mais saudáveis em cada área.

Mocinho ou vilão?

De um lado, pesquisas que dizem que com moderação, bebidas como cerveja e vinho podem trazer benefícios à saúde. Por outro a OMS, alerta que não há quantidade segura para o consumo de álcool, por ser considerado tóxico para o organismo.

O fato é que bom ou ruim, o excesso pode causar grandes prejuízos à saúde.

Um relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2018, sobre o consumo global de álcool, aponta que mais de 3 milhões de mortes por ano no mundo estão associadas ao consumo do álcool.

Destas, 28%, estão relacionadas a acidentes de trânsito e outros atos violentos, 21%, a distúrbios digestivos, e 19%, a doenças cardiovasculares.

A pesquisa mostra ainda, que o consumo de álcool entre os brasileiros está acima da média mundial.  Estima-se que cada brasileiro acima de 15 anos ingere 7,8 litros de álcool puro, por ano, enquanto a média global é de 6,4 litros per capita.

Tratamento

As 111 unidades de saúde de Curitiba ofertam o tratamento para aqueles que querem se livrar da dependência do álcool.

A coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Flávia Adachi, explica que o tratamento pode ir da assistência básica, quando a dependência é menor, até o hospitalar, quando há necessidade de internamentos.

“Na unidade de saúde a pessoa será avaliada e terá a indicação do tratamento mais adequado”, orienta.

Escute o Seu Coração

O Escute o seu Coração é um programa da Prefeitura que pretende cuidar do coração dos curitibanos, estimulando estilos de vida saudáveis, a promoção da saúde e a prevenção de doenças cardiovasculares.

O programa tem um portal, o www.curitiba.pr.gov.br/escuteseucoracao, em que os visitantes podem testar comportamentos e identificar o que precisa ou não ser mudado e informar-se sobre um estilo de vida mais saudável.

 

Via SMCS

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 1 =