CAMPANHA ENSINA CRIANÇAS A SE DEFENDEREM DE VIOLÊNCIA SEXUAL

Compartilhe!

Criada em 2014, a campanha ‘Defenda-se’, do Centro Marista de Defesa da Infância, tem como objetivo ensinar as crianças a reconhecerem situações de violência sexual e a se defenderem.

O mais recente vídeo da campanha, lançado em maio deste ano, aborda a intimidade infantil em situações do cotidiano da criança, como uma ida ao banheiro da escola ou durante uma atividade em aula.

Nesta etapa da campanha, personagens inclusivos foram inseridos nos contextos abordados: Laura tem uma deficiência auditiva, Rafa é cadeirante, Yuri tem transtorno do espectro autista e Ana representa crianças que vivem em áreas rurais.

Com esses personagens, a campanha também inaugura a adaptação de parte do conteúdo para a língua brasileira de sinais (Libras). O vídeo conta com audiodescrição e legendas em inglês e espanhol.

Além dos vídeos e do site, a campanha também lançou dois livros paradidáticos: ‘Mina e suas luzinhas’ e ‘Um bairro contra o silêncio’.

O primeiro trabalha com orientações para as crianças sobre abuso sexual através de uma história lúdica, enquanto o segundo fala sobre o engajamento de uma garota no combate ao abuso sexual infantil após uma colega ser abusada.

Para saber mais sobre a campanha e ver todo o material já disponível, acesse defenda-se.com.

 

Por Mariana Lima / Observatório do Terceiro Setor

 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =