LGBTS SE PREPARAM PARA CONCORRER A VAGAS DE CURSO PROFISSIONALIZANTE

Compartilhe!

A vida e os caminhos de dez pessoas transexuais, lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT), que moram nos bairros CIC e Tatuquara, vão se encontrar nesta semana. Desde segunda-feira (30/9) até sexta (4/10) eles e mais 70 inscritos participam do Programa Mobiliza, da Fundação de Ação Social (FAS) – Trabalho.

O curso Mobiliza é feito das 14h às 17h no auditório da Administração Regional da CIC e as aulas são preparatórias para o Curso de Gastronomia Sustentável, feito em parceria com a Electrolux.

Tanto as aulas do Mobiliza quanto as do curso técnico profissionalizante de gastronomia são gratuitas.

Ao longo desta semana serão selecionados 18 candidatos que farão o Curso de Gastronomia Sustentável, que terá aulas de 7 de outubro a 10 de dezembro na Planta CIC da Electrolux, na Rua Senador Accioly Filho, 1.321.

O administrador da Regional CIC, Raphael Keiji, acompanhou o início das aulas do Mobiliza. “Esse curso do Mobiliza da FAS-Emprego é uma grande oportunidade para participar do projeto profissionalizante da Electrolux. O mercado de trabalho nessa área da gastronomia tem bastante procura”, disse Keiji.

Inclusão e quebra de preconceitos

Esta é a sétima turma do projeto Gastronomia Sustentável, mas a primeira que focou a inclusão de pessoas LGBT. A ação foi articulada pela FAS-Trabalho junto a Electrolux e tem apoio da Assessoria de Políticas da Diversidade Sexual da Prefeitura de Curitiba e faz parte do projeto Cidadania T.

O assessor da Diversidade Sexual da Prefeitura, Allan Johan, acompanhou na segunda-feira (30/9) o primeiro dia de aulas do curso Mobiliza, de preparação para as aulas de Gastronomia Sustentável.

“Essa é a primeira vez que um curso profissionalizante oferece vagas para pessoas LGBT. Algumas delas não saem de dia de casa por vergonha e medo do preconceito da sociedade”, disse Allan Johan.

Entre os candidatos que participam do Mobiliza, alguns têm familiares que são LGBTs. “A ideia é promover o convívio com outras pessoas trans que não são da família, pois isso ajuda a quebrar o preconceito. Todos vão voltar para casa com um olhar diferente”, explicou Johan.

Oportunidade

Para Cassandra Matos, moradora do Caximba, o curso Mobiliza e a chance de participar do projeto Gastronomia Sustentável são uma oportunidade única. Neste ano ela teve quatro entrevistas de emprego agendadas, mas quando comparecia para a conversa os empregadores não esperavam encontrar uma trans.

“Está difícil conseguir emprego. Ainda existe muito preconceito. Muitas pessoas ainda nos olham de forma diferente”, afirmou Cassandra, que sempre sonhou ser cozinheira.

“Nunca fiz um curso profissional, nunca tive essa oportunidade e vou aproveitar. É meu sonho trabalhar na área gastronômica”, disse Cassandra.

Gabriela dos Santos da Silva, moradora da CIC, ficou sabendo do curso Mobiliza e das aulas de Gastronomia Sustentável no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) que frequenta.

“Vai ser o meu primeiro curso profissionalizante. Estou com bastante expectativa, eu cozinho em casa e gosto dessa área da gastronomia. Vai ser uma boa oportunidade para nós”, disse Gabriela, que também é trans.

Cidadania T

O projeto Cidadania T junto com outras organizações LGBT+, principalmente movimento de pessoas trans, promove a empregabilidade e capacitação profissional para essa população em Curitiba e região.

Uma das principais ações do Cidadania T é o programa Laços de Família, que acompanha as adolescentes trans para não haver abandono escolar, organiza um banco de currículos e as ajuda na busca por empregos no mercado de trabalho.

Gastronomia Sustentável

O Curso de Gastronomia Sustentável é feito em parceria com a multinacional Electrolux através da Electrolux Food Foundation, que faz parte de uma parceria global chamada Feed the Planet, composta pela WorldChefs (Associação Global de chefes), AIESEC (a maior organização de jovens do mundo) e a Electrolux, com apoio no Brasil do Instituto Stop the Hunger da Sodexo e a Fundação de Ação Social (FAS).

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 11 =