ONG DE CURITIBA LANÇA CAMPANHA PARA PROMOVER INTERESSE DE MULHERES NA ÁREA DE STEM

Compartilhe!

“Girls Are All Smart” fará parte de maratona de tecnologia que acontece em JUPTER este final de semana.

A ONG We Are All Smart (WAAS) e a originadora de startups JUPTER, ambas com sede em Curitiba, lançam no próximo sábado, 19/10, a campanha Girls Are All Smart (“Garotas são Todas Inteligentes”), que pretende estimular a participação de mulheres em projetos ligados às áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (a sigla STEM, em inglês). O lançamento faz parte das atividades paralelas ao NASA Space Apps Challenge, competição mundial que acontece de 18 a 20 de outubro em Curitiba e mais de 200 outras cidades no mundo.

A campanha inclui um HackaTeen, maratona de desenvolvimento de tecnologias voltada a jovens de 12 a 18 anos, que ocorrerá neste sábado, 19, simultaneamente ao Hackaton NASA Space Apps Challenge 2019. Promovida pela incubadora da NASA, a maratona acontece em 34 cidades do Brasil, e os participantes vão criar soluções dentro dos desafios propostos pela NASA, resolvendo problemas reais, em apenas 48 horas.

Curitiba será a única cidade do mundo a ter um HackaTeen paralelo ao Hackathon da NASA e como parte da campanha #WAASGirls o #HackaTeeninJUPTER terá uma participação majoritaria feminina (52%). No HackaTeen, as equipes participantes serão formadas por jovens de comunidades em vulnerabilidade que já vêm sendo capacitados em tecnologia há um ano pela ONG WAAS. Em 2017, Paloma Lecheta, uma das fundadoras da entidade, e mais três jovens da WAAS, ficaram em primeiro lugar no Hackathon da NASA de Curitiba e em quinto lugar no mundial, competindo com 25 mil participantes. A vitória deu a eles a oportunidade de irem da Cidade Industrial de Curitiba para a NASA e visitarem o Kennedy Space Center, nos EUA com apenas 15 anos de idade.

Além de poderem acompanhar os projetos desenvolvidos pelas equipes no Hackathon e no HackaTeen, o público externo também poderá visitar a feira de inovação e a praça de networking; participar de palestras com profissionais que atuam com inovação no Brasil e de oficinas de robótica, criação de games e cultura maker. As atividades são gratuitas, e a programação esta disponível no site do evento: www.spaceappscuritiba.org.

A campanha “Girls Are All Smart “ terá ainda um webinar com a astronauta Anna Fisher, uma das primeiras mulheres a ir ao espaço, como parte das atividades para celebrar os 50 anos da chegada do Homem à lua. Toda a campanha esta sendo patrocinada pelo Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo e é uma das iniciativas da Embaixada e dos Consulados dos Estados Unidos no Brasil para promover o diálogo e o entendimento mútuos entre brasileiros e norte-americanos.

Serviço

Hackaton da NASA

Dia 18/10, das 16h00 às 22h00

Dias 19 e 20/10, das 9h00 às 22h00

Hackateen

Dia 19/10, das 9h00 às 18h00

Local: Jupter TechSpace – Campus Rebouças de Inovação e Aceleração (CRIA) – Rua Engenheiro Rebouças, 1.255, Curitiba (PR)

Entrada: gratuita

Programação e inscrições: www.spaceappscuritiba.org

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =