CURITIBA AGORA CONTA COM CENTRO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

Compartilhe!

A Defesa Civil de Curitiba passa a contar com um Centro de Gerenciamento de Riscos. Instalado na sede da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, o espaço preparado para monitorar situações de emergência conta com equipamentos tecnológicos que incluem telas de vídeo wall e uma sala de gerenciamento de crise.

A partir do Centro de Gerenciamento de Riscos é possível acompanhar em tempo real as condições climáticas pela cidade, com o suporte de imagens das mais de mil câmeras do poder público municipal.

O aparato vai auxiliar a equipe da Defesa Civil a monitorar as condições do tempo, no controle de ocorrências e a receber informações de diversos bancos de dados integrados para o gerenciamento de desastres. O espaço foi inaugurado pelo prefeito Rafael Greca na tarde desta segunda-feira (21/10).

“A rede da ‘Prefeitura que não dorme’ se somará a essa estrutura que é o começo da nossa muralha digital”, afirmou Greca. Há, também, câmeras para a realização de videoconferências com as Administrações Regionais, órgãos do Estado e da União.

“Nossos servidores regionais, guardas municipais, policiais, bombeiros e Defesa Civil poderão se comunicar imediatamente em caso de um problema grave que afete nossa cidade, para dividir esforços e solucionar a situação rapidamente”, explicou o prefeito.

 

“São todas essas pessoas que protegem nossa cidade, a partir da interface possibilitada pela tecnologia da informação. As máquinas são úteis com pessoas qualificadas operando-as”, completou Greca.

Pronta-resposta

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, destacou a agilidade no atendimento às ocorrências – a Defesa Civil soma mais de mil neste ano – e a preparação contínua das equipes: mais de 3 mil capacitações desde janeiro, de acidentes domésticos a como proceder em intempéries climáticas.

“A maioria das pessoas só lembra da Defesa Civil quando acontece um grande problema, mas nosso pessoal se prepara continuamente para atender o cidadão”, ressaltou Rangel.

 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro, nos últimos três anos foram investidos mais de R$ 400 mil na gestão de riscos e na construção da resiliência na cidade, sendo R$ 185 mil provenientes de emendas parlamentares. Os recursos possibilitaram a aquisição de viaturas e materiais.

Capacetes para a Guarda

Junto com a inauguração do Centro Municipal de Gerenciamento de Riscos, o prefeito fez a entrega de 100 novos capacetes para o Grupo Tático de Motos (GTM) da Guarda Municipal.

São acessórios escolhidos pela segurança para a atividade, testados em condições extremas com base em padrões mundiais de qualidade. Com abertura em 180 graus, possui visor solar, óculos interno, forração com inserções refletivas, casco ventilado com entradas de ar superior e frontal e saída de ar traseira, e proteção contra raios ultravioletas.

O capacete está preparado para a instalação de intercomunicador. “É um investimento consistente para nossas equipes que precisam chegar rapidamente a um local de emergência ou fazer perseguição a suspeitos”, disse o secretário Rangel.

 

Via SMCS

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =