IDOSOS CULTIVAM HORTA E AMIZADE NO CRAS VILA SANDRA

Compartilhe!

As mãos sujas de terra e o sorriso estampado no rosto são comuns a todos os frequentadores do grupo de convivência do Cras Vila Sandra, no CIC. Eles partilham o amor pela natureza e as manhãs de segundas e sextas-feiras, das 8h às 11h.

O auxiliar de cozinha Antônio da Silva, de 48 anos, pesava 320 quilos. Depois de uma cirurgia bariátrica e 260 quilos perdidos ele passou a ir ao Cras. “Hoje me alimento de verduras, hortaliças e frutas. Podemos levar o que cultivamos para casa e isso é ótimo”, comenta.

Com um problema de saúde que o afastou do trabalho, Antônio frequenta a unidade quase todos os dias da semana. “Aprendi a fazer tricô, crochê e a pintar telas”, disse.

“A gente que se criou na roça ama a terra. Aqui é um trabalho que a gente não ganha dinheiro, ganha uma nova vida”, afirma o aposentado de 68 anos, Valdemar José Kurten.

Matriarca de uma família com 12 pessoas, a dona de casa Maria de Lourdes Gnibe, de 54 anos, conta que plantar é uma válvula de escape para o estresse do dia a dia. “Conversamos, passamos o tempo e nos divertimos”, fala Maria de Lourdes.

Sempre disposta, a aposentada Alcina Pereira Murro é um exemplo de vigor aos 85 anos. Ela se destaca pelo cuidado com as suculentas.

“As flores e a jardinagem animam meus dias”, disse Alcina.

“Há dez anos cultivamos verduras, temperos, flores e hortaliças aqui. Vemos as pessoas chegarem tristes e mudarem aos poucos. A amizade, a convivência e o contato com a naturaze transformam vidas”, afirma a educadora social Vera Maria Mortean.

Grupos de convivência

O Cras Vila Sandra oferece serviços de convivência, socialização, apoio e acompanhamento familiar à comunidade.

Tem grupos de convivência de jardinagem, dança, artesanato e pintura. Para Jaqueline do Rocio Garcia, coordenadora da unidade, as atividades são uma forma de aproximação da comunidade.

“São uma forma de intervenção social planejada, que cria situações desafiadoras, estimula e orienta as pessoas na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares”, explica Jaqueline.

Além dos grupos de convivência, o Cras realiza o Cadastro Único da Assistência Social – CadÚnico e promove atividades de convivência em comunidade.

Serviço: Cras Vila Sandra

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Rua Maria Homan Wisniewski, 717 – CIC
Informações: 3373-5838

 

 

Via SMCS

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + cinco =