As mãos sujas de terra e o sorriso estampado no rosto são comuns a todos os frequentadores do grupo de convivência do Cras Vila Sandra, no CIC. Eles partilham o amor pela natureza e as manhãs de segundas e sextas-feiras, das 8h às 11h.
O auxiliar de cozinha Antônio da Silva, de 48 anos, pesava 320 quilos. Depois de uma cirurgia bariátrica e 260 quilos perdidos ele passou a ir ao Cras. “Hoje me alimento de verduras, hortaliças e frutas. Podemos levar o que cultivamos para casa e isso é ótimo”, comenta.
Com um problema de saúde que o afastou do trabalho, Antônio frequenta a unidade quase todos os dias da semana. “Aprendi a fazer tricô, crochê e a pintar telas”, disse.
“A gente que se criou na roça ama a terra. Aqui é um trabalho que a gente não ganha dinheiro, ganha uma nova vida”, afirma o aposentado de 68 anos, Valdemar José Kurten.
Matriarca de uma família com 12 pessoas, a dona de casa Maria de Lourdes Gnibe, de 54 anos, conta que plantar é uma válvula de escape para o estresse do dia a dia. “Conversamos, passamos o tempo e nos divertimos”, fala Maria de Lourdes.
Sempre disposta, a aposentada Alcina Pereira Murro é um exemplo de vigor aos 85 anos. Ela se destaca pelo cuidado com as suculentas.
“As flores e a jardinagem animam meus dias”, disse Alcina.
“Há dez anos cultivamos verduras, temperos, flores e hortaliças aqui. Vemos as pessoas chegarem tristes e mudarem aos poucos. A amizade, a convivência e o contato com a naturaze transformam vidas”, afirma a educadora social Vera Maria Mortean.
Grupos de convivência
O Cras Vila Sandra oferece serviços de convivência, socialização, apoio e acompanhamento familiar à comunidade.
Tem grupos de convivência de jardinagem, dança, artesanato e pintura. Para Jaqueline do Rocio Garcia, coordenadora da unidade, as atividades são uma forma de aproximação da comunidade.
“São uma forma de intervenção social planejada, que cria situações desafiadoras, estimula e orienta as pessoas na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares”, explica Jaqueline.
Além dos grupos de convivência, o Cras realiza o Cadastro Único da Assistência Social – CadÚnico e promove atividades de convivência em comunidade.
Serviço: Cras Vila Sandra
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Rua Maria Homan Wisniewski, 717 – CIC
Informações: 3373-5838