ELE FOI MORTO POR LUTAR PELO DIREITO DOS NEGROS E AMOR AO PRÓXIMO

Compartilhe!

Martin Luther King Jr. dedicou a vida à luta pela igualdade racial e foi um dos principais nomes do movimento dos direitos civis dos negros, nos Estados Unidos e no mundo

Martin Luther King Jr. nasceu em Atlanta (EUA), no dia 15 de janeiro de 1929. Foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros, nos Estados Unidos e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.

Em 1955, a também norte-americana Rosa Parks, uma mulher negra, negou-se a dar seu lugar num ônibus para um homem branco e foi presa. Os líderes negros da cidade organizaram um boicote aos ônibus de Montgomery para protestar contra a segregação racial em vigor no transporte. Durante a campanha de um ano e dezesseis dias, coliderada por Martin Luther King, muitas ameaças de morte foram feitas, ele foi preso e viu sua casa ser atacada. O boicote foi encerrado com a decisão da Suprema Corte Americana de tornar ilegal a discriminação racial em transporte público.

Martin Luther King organizou então e liderou marchas a fim de conseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos. A maior parte destes direitos foi, mais tarde, agregada à lei estadunidense com a aprovação da Lei de Direitos Civis (1964), e da Lei de Direitos Eleitorais (1965).

Como ministro Batista, King tornou-se um ativista dos direitos civis no início de sua carreira. Seus esforços levaram à Marcha sobre Washington de 1963, na qual ele fez seu famoso discurso ‘Eu tenho um sonho’.

Em 14 de outubro de 1964, aos 35 anos, King tornou-se a pessoa mais jovem, até então, a receber o Prêmio Nobel da Paz. O prêmio foi concedido a ele pelo combate à desigualdade racial através da não violência.

Nos anos que antecederam a sua morte, ele expandiu seu foco para combater a pobreza e a Guerra do Vietnã, com um discurso de 1967 intitulado ‘Além do Vietnã’.

King foi assassinado em 4 de abril de 1968, em Memphis, Tennessee. Ele recebeu postumamente a Medalha Presidencial da Liberdade em 1977 e a Medalha de Ouro do Congresso em 2004. Além disso, em 1986, foi estabelecido o Dia de Martin Luther King,  comemorado sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário dele. Em 1993, pela primeira vez, o feriado foi celebrado em todos os estados do país. E centenas de ruas dos Estados Unidos foram renomeadas em sua homenagem.

Abaixo, veja o discurso ‘I have a dream’ (Eu tenho um sonho), com legenda em português:

 

Por: Maria Fernanda Garcia / Observatório do Terceiro Setor

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − dezoito =