CERCA DE 300 MIL PESSOAS DEVEM RECEBER O AUXÍLIO EMERGENCIAL EM CURITIBA

Compartilhe!

O governo federal começou a liberar nesta terça-feira (14/4) a primeira parcela do auxílio emergencial para as pessoas que possuem registro no CadÚnico e nasceram no mês de janeiro.

O crédito será feito na Poupança Digital Caixa. O governo alerta que a conta está sendo aberta automaticamente pela instituição, com base no CPF cadastrado, para quem tem direito ao benefício e não possui conta na Caixa ou no Banco do Brasil. A medida é para evitar que as pessoas procurem as agências bancarias e criem aglomerações.

O pagamento do auxílio emergencial é destinado aos trabalhadores que tiveram a renda reduzida depois que comércios e empresas, em todo o país, fecharam para desacelerar a transmissão do novo coronavírus.

Apesar de o benefício já ter sido anunciado há vários dias, ainda há muitas dúvidas sobre quem tem direito, como solicitar e como receber. Para sanar essas dúvidas o governo federal lançou um tutorial esclarecendo todo o processo (veja aqui).

O documento esclarece quem tem direito, quantas pessoas da mesma família podem receber, o processo para quem já recebe o Bolsa Família, o andamento dos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) como se cadastrar, caso tenha direito ao benefício, e as regras de pagamento.

CadÚnico

Em Curitiba, os dados de março apontam que 297.316 pessoas estão cadastradas no CadÚnico. São 119.597 famílias cadastradas, destas 29.117 recebem o benefício do Bolsa Família e 97% delas vão receber o auxílio emergencial.

Neste período de distanciamento social, o atendimento do Cadastro Único está sendo realizado apenas por agendamento prévio, pelos telefones 3350-3570, 3250-7672 e 3250-7955, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para falar diretamente com o Ministério da Cidadania, ligue 121. Para tirar dúvidas com a CAIXA ligue 111.

Segundo a coordenadora do Cadastro Único, em Curitiba, Denise Ferreira, desde o dia 23 de março foram recebidas 5.600 ligações para esclarecer dúvidas e foram 765 agendamentos nas centrais do Pinheirinho e Rui Barbosa, criados especialmente para esse atendimento. Foram ainda realizadas cinco visitas domiciliares de atendimento a idosos e mais de mil mensagens foram enviadas para os beneficiários do Bolsa Família, esclarecendo dúvidas.

“Atualmente o maior número de questionamentos que recebemos é em torno de como será realizado o pagamento do auxílio emergencial”, conta Denise.

Como receber

Os trabalhadores que fazem parte de famílias cadastradas no CadÚnico vão receber o benefício em conta poupança da Caixa, que esteja em nome do trabalhador, ou em conta do Banco do Brasil. Para quem não possui conta identificada, será aberta automaticamente pela Caixa uma conta poupança social digital.

Para os demais trabalhadores que fizerem a solicitação pelo site ou aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, o benefício será disponibilizado em conta corrente ou poupança de qualquer banco, em nome do requerente, ou na conta poupança social digital solicitada no site ou aplicativo.

 

Calendário do pagamento de cadastrados no CadÚnico

. 14/4 (terça-feira) – Crédito em Poupança Digital Caixa – para os nascidos em JAN
. 15/4 (quarta-feira) – Crédito em Poupança Digital Caixa – para os nascidos em FEV, MAR e ABR
. 16/4 (quinta-feira) – Crédito em Poupança Digital Caixa – para os nascidos em MAI, JUN, JUL e AGO
. 17/4 (sexta-feira) – Crédito em Poupança Digital Caixa – para os nascidos em SET, OUT, NOV e DEZ

A partir desta quinta-feira, 16/4, os brasileiros que recebem o Bolsa Família poderão sacar o auxílio, seguindo o calendário normal do pagamento do benefício.

 

 

Via SMCS

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − três =