CURITIBANOS RETIDOS NO EXTERIOR SÃO REPATRIADOS

Compartilhe!

Uma colaboração entre o Ministério das Relações Exteriores e a Prefeitura está auxiliando curitibanos que ficaram retidos fora do Brasil e buscam retorno para a cidade. Em parceria com o Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná (Erepar), a Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura (Arin) está orientando residentes em Curitiba na condução dos processos de repatriação junto ao governo federal. Os trâmites mais comuns são autorizações sanitárias locais para viajar e remarcação de passagens aéreas já compradas que foram canceladas. O trabalho vem sendo feito de forma remota, em conjunto com as autoridades nacionais e internacionais, respeitando as regras e restrições de cada localidade e os cuidados sanitários necessários nos deslocamentos.

Desde o início da pandemia, a Prefeitura prestou suporte a curitibanos isolados em países como a África do Sul, El Salvador e Cuba. Uma das pessoas assistidas é Fernanda Fausto de Almeida, que estava em Portugal há 41 dias, e chegou nesta segunda-feira em Curitiba. Ela estava sob a jurisdição do Consulado-Geral do Brasil na cidade de Faro e retornou para o Brasil através de um voo fretado pelo Itamaraty.

 “Já manifestamos diversos pedidos de repatriação de curitibanos junto ao Itamaraty, que tem sido extremamente solícito diante da complexidade da situação. Por determinação do prefeito Rafael Greca, seguiremos acompanhando de perto todos os casos”, diz Rodolpho Zannin Feijó, Chefe de Relações Internacionais da Prefeitura.

Gabinete de crise

O Itamaraty criou um gabinete de crise para tratar casos específicos de brasileiros que buscam retorno ao País. Segundo o Bráulio Pupim, diplomata do Escritório de Representação do Itamaraty no Paraná (Erepar), o trabalho do Itamaraty foi intensificado desde janeiro deste ano quando a pandemia começou a fechar fronteiras.

“O trabalho de auxílio aos brasileiros no exterior foi intensificado desde o fechamento das fronteiras de Wuhan (China) em janeiro, sempre repassando todas as informação ao Governo brasileiro em Brasília e fornecendo aos brasileiros desde a assistência consular cabível, até o processo de repatriação, sempre respeitando a legislação e determinações locais”.

Os curitibanos isolados no exterior que precisarem de auxílio para retornar a Curitiba devem entrar em contato com o e-mail: internacional@pmc.curitiba.pr.gov.br ou pelo site do Itamaraty.

Por precaução, todos os curitibanos que retornarem do Exterior devem permanecer em isolamento domiciliar por sete dias, mesmo não apresentando os sintomas da Covid-19. Aqueles que retornarem de viagem de fora do País e apresentam febre associada a um dos sintomas respiratórios (tosse, coriza, dor de garganta ou dificuldade para respirar) devem cumprir 14 dias de isolamento domiciliar. Quem estiver com dúvidas de suspeita da covid-19 pode ligar para (41) 3350-9000 para mais informações sobre a doença e a melhor forma de buscar atendimento.

 

Via SMCS

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + dezesseis =