NOVA RUA DA CIDADANIA TERÁ CENTRO CULTURAL MULTIUSO

Compartilhe!

O prefeito Rafael Greca anunciou a construção da Rua da Cidadania da CIC, durante visita às obras do Centro Cultural Multiuso, na Vila Nossa Senhora da Luz, nesta sexta-feira (17/7).

A obra do Centro Cultural, coordenada pela Companhia Habitação Popular de Curitiba (Cohab) fará parte da estrutura do que será a décima Rua da Cidadania da capital.

“O auditório do teatro já está quase pronto. Encontramos esta obra como uma carcaça abandonada e agora está prestes a servir aos moradores de Curitiba. Juntamente com o Farol do Saber e com a praça da Igreja Matriz formarão a Rua da Cidadania da CIC ”, destacou Greca.

Com 1.200 m², o Centro Cultural vai contar com Cine Teatro e salas para cursos e oficinas culturais. A construção foi abandonada pela gestão anterior em 2014. Instalações ficaram sujeitas a roubos e depredações e acabaram deterioradas. Em outubro de 2019, a Cohab retomou a construção que se encontra com as obras 44% já executadas.

Foi necessário refazer o projeto para recuperar as instalações que estavam danificadas e para adequações na acessibilidade e prevenção de incêndio. O investimento no projeto, elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), é de R$ 2,7 milhões – recursos do governo federal.

A execução e gestão da obra foi designada à Cohab como parte do contrato de urbanização da Bacia do Rio Formosa, firmado entre o município de Curitiba e o então Ministério das Cidades.

Participaram da visita o presidente da Cohab, José Lupion Neto, a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro, o secretário municipal de.Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, e o administrador regional da CIC, Raphael Keiji.

FCC

A gestão do equipamento será de responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). O complexo vai contar com três blocos de dois pavimentos. O primeiro bloco vai abrigar o Cine Teatro, no segundo ficarão áreas de serviços e o terceiro vai oferecer salas para exposições artísticas, aulas de música, dança e teatro, além da administração.

A edificação será equipada com caixas d’água que acondicionam as águas pluviais. O reaproveitamento de águas das chuvas atende às posturas municipais de contenção de cheias e de sustentabilidade dos edifícios.

O complexo também cumpre as normas de acessibilidade e mobilidade para pessoas com necessidades especiais (PNE), com sanitários adaptados e rampas adequadas.

Urbanização Bacia Formosa

A obra do Centro Cultural Multiuso faz parte do projeto coordenado pela Cohab para urbanização de vilas localizadas na abrangência do Rio Formosa. O projeto já beneficiou com novas moradias mais de 600 famílias e outras 1,1 mil foram atendidas com obras de infraestrutura e urbanização.

Atualmente estão em obras 88 novas unidades habitacionais do conjunto Moradias Castanheira, nas proximidades da Administração Regional da CIC. O novo empreendimento vai abrigar famílias que vivem em situação de risco nas margens de rios da Bacia do Formosa.

Via SMCS
Fotos: Pedro Ribas/SMCS

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × dois =