DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PODEM SER REALIZADAS POR WHATSAPP

Compartilhe!

No final de outubro, o Ligue 180 passou a receber denúncias de violência contra a mulher pelo WhatsApp. O serviço foi lançado pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

As denúncias poderão ser encaminhadas pelo aplicativo de mensagens através do número (61) 99656-5008.

De acordo com o Ministério, a ferramenta irá atender mulheres em situação de violência que, na maioria dos casos, convivem permanentemente com seus agressores e não têm condições de fazer uma ligação ou acessar um site para denunciar. Neste cenário, o WhatsApp se torna um caminho mais acessível para pedir ajuda.

Contudo, o canal que deveria facilitar as denúncias chegou mais de seis meses depois do início das medidas de isolamento social. Ao longo da pandemia, os índices de violência contra a mulher aumentaram significativamente pelo país.

Em abril, no auge das medidas de isolamento, o número de denúncias feitas ao 180 subiram em 37% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Já a edição de 2020 do Anuário Brasileiros de Segurança Pública apontou que os feminicídios aumentaram em 1,9% nos primeiros seis meses deste ano, em comparação ao mesmo período de 2019.

O serviço por WhatsApp funciona 24 horas por dia e está disponível também para mulheres brasileiras que vivem no exterior e que estão em situação de violência ou sofreram alguma violação de direitos humanos.

As vítimas são acolhidas de forma instantânea por um atendente real, sem intermediação de robôs. O serviço pode ser usado para registrar a denúncia ou para obtenção de informações sobre a rede de proteção a mulher mais próxima à vítima.

A Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos garante o sigilo da informação e que as denuncias poderão ser feitas anonimamente, mesmo pelo WhatsApp.

Por: Mariana Lima / Observatório do Terceiro Setor
Fonte: O Globo

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 3 =