SEMINÁRIO ON-LINE DEBATE POLÍTICAS DE ENFRENTAMENTO AO RACISMO

Compartilhe!

Seminário on-line debate políticas de enfrentamento ao racismo

O Conselho Municipal de Política Étnico-Racial de Curitiba (Comper) promoveu a primeira parte, na manhã desta quinta-feira (19/11), do I Seminário Curitiba Consciente – Políticas Públicas de Enfrentamento ao Racismo e Ações Afirmativas. As discussões foram online pela plataforma Stream Yard com transmissão ao vivo pela página do Facebook do Comper  e podem ser acessadas novamente.

O seminário faz parte da programação da Semana da Consciência Negra 2020 e segue nesta sexta-feira (20/11), das 9h às 11h, também com transmissão ao vivo pela página do Facebook do Comper. Todas as pessoas interessadas no assunto da igualdade racial podem acompanhar as discussões e enviar comentários na página. Veja aqui a programação completa do seminário.

A ação conta com o apoio da PUCPR, Fundação Cultural de Curitiba, e da Assessoria de Direitos Humanos – Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Prefeitura.

“O I Seminário Curitiba Consciente é um espaço de resgate da história do povo negro, do conhecimento, sua ancestralidade e as múltiplas possibilidades de atuação na sociedade como protagonistas da própria trajetória”, disse a assessora da Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Prefeitura, Marli Teixeira Leite.

Entre os objetivos de discussões do seminário estão a reflexão sobre ações contra o racismo e preconceito racial, de ações afirmativas para formação de políticas públicas de inclusão, e o desenvolvimento e justiça para a população afro-brasileira.

Palestras

A abertura do I Seminário Curitiba Consciente teve a presença da presidente do Comper, Regiane Sacerdote, da assessora da Igualdade Étnico-Racial da Prefeitura e vice-presidente do Comper, Marli Teixeira Leite, e do advogado e vice-presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB-PR, Sandro Luiz Britto Sprenger.

O procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos (Caop) do Ministério Público do Paraná, fez a palestra sobre o “Conselho Municipal e a Formulação de Políticas Públicas”.

A defensora pública federal Rita Cristina de Oliveira, coordenadora do Grupo de Políticas Étnico-raciais da Defensoria Pública da União, falou sobre a “Revisão histórica dos monumentos públicas de Curitiba”.

Consciência Negra

A programação da Semana da Consciência Negra segue em Curitiba até o fim do mês. Confira aqui as ações.

O dia 20 de novembro marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que aconteceu em 20 de novembro de 1695 e simboliza a luta dos negros contra a escravidão e todas as formas de discriminação.

 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + onze =