Curitiba celebra o Dia da Árvore com plantio de araucárias e atividades

Compartilhe!

A Linha Verde ganhou, nesta quinta-feira (20/9), 350 novas araucárias. A ação, em alusão ao Dia da Árvore, comemorado nesta sexta-feira (21/9), aconteceu na região do bairro Fanny, na Regional Pinheirinho, a partir do cruzamento da Avenida Governador Ney Braga com a Rua Hassib Jezzini (marginal da Linha Verde no sentido Sul).

O plantio foi debaixo de chuva e reuniu cerca de 100 colaboradores da Secretaria Municipal de Educação. Participaram diretores de dez Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de cada uma das Administrações Regionais da cidade e os seus chefes de núcleo. A primeira árvore foi plantada pelo prefeito Rafael Greca.

Prefeito Rafael Greca, participa com diretoras de CMEIs e chefes de núcleo, de plantio de araucárias na Linha Verde, em comemoração ao dia da árvore. Foto: Pedro Ribas/SMCS

“Vamos pedir a Deus que a chuva continue e a primavera seja fértil”, disse Greca ao lado dos servidores e dos administradores regionais do Pinheirinho, Reinaldo Boaron; do Boqueirão, Ricardo Dias; e do Portão, Gerson Gunha. A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, acompanhou o evento, organizado pelo Departamento de Produção Vegetal e pela Gerência de Educação Ambiental da secretaria.

Com as novas araucárias, desde 2017 já foram plantadas na cidade pouco mais de mil mudas da espécie ameaçada de extinção. No ano passado, na própria Linha Verde, pelo Dia da Árvore, foram 324 mudas plantadas. Além de celebrar a data, lembrou a secretária do Meio Ambiente, as novas árvores marcam o esforço de preservação do município.

“É um projeto grande do prefeito Rafael Greca para garantir a preservação e a sensibilização das pessoas em relação à importância dessa árvore. E a chuva é boa, em especial, para o desenvolvimento delas”, comentou.

Diretoras de CMEIs e chefes de núcleo participam de plantio de araucárias na Linha Verde, em comemoração ao dia da árvore. Foto: Pedro Ribas/SMCS

No início de 2017, foram suspensas todas as autorizações de corte da árvore-símbolo do Estado, cuja semente deu nome à cidade de Curitiba, que em tupi guarani quer dizer ‘muito pinhão’. Atualmente, uma comissão delibera a respeito dos pedidos. O grupo também a discute o refinamento das regras para a proteção das araucárias de Curitiba.

Na Regional CIC, alunos da Escola Municipal Otto Bracarense Costa plantam 15 mudas no terreno da instituição na próxima quarta-feira (26/9).

Via SMCS

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =