Veja os locais com vagas para cursos gratuitos dos Liceus de Ofícios

Compartilhe!

A Fundação de Ação Social (FAS) oferece cursos de qualificação profissional nas dez Administrações Regionais da cidade dentro do programa Liceus de Ofícios. Quem está procurando emprego ou pretende se atualizar pode se inscrever para cursos no Boqueirão, Portão/Fazendinha, Tatuquara, Pinheirinho, CIC, Boa Vista e Santa Felicidade.

Até setembro estão abertas as vagas para cursos de atendimento ao público, telemarketing, costura industrial, práticas para seleção de pessoal e conhecimentos de informática. As regionais Bairro Novo e Matriz estão com todas vagas preenchidas para os cursos do segundo semestre.

Prefeitura e parceiros

Os cursos são bancados pela Prefeitura, mas alguns deles contam com parcerias do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE-PR) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).  O programa Liceus de Ofícios, coordenado pela FAS Trabalho, existe desde 1993.

“Os Liceus de Ofício foram criados pelo prefeito Rafael Greca para servir a população com atividades de formação para trabalho. O programa promove o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas que buscam o primeiro emprego ou precisam retornar ao mercado de trabalho”, explicou o diretor de Qualificação para o Trabalho da FAS, Fabiano Vilaruel.

8 mil vagas

O programa da Prefeitura oferece mais de 8 mil vagas em cursos profissionalizantes e oficinas gratuitas para a população. No primeiro semestre de 2018, cerca de 9 mil pessoas já participaram das atividades.

Os conteúdos ensinam telemarketing, eficiência profissional, dicas para entrevistas e informática básica (Excel e Word), também estão disponíveis cursos que englobam a área de costura industrial, como malhas de verão, agasalhos e até enxovais.

Alguns cursos possuem duração de apenas um dia e o participante já sai com o certificado na mão. Outros têm duração mais longa e as aulas acontecem sempre de segunda a sexta nos horários da manhã ou tarde, dependendo da turma.

Nas atividades de duração mais extensa, os participantes que atingirem as exigências recebem certificado de conclusão. Os certificados ficam disponíveis na internet. Quem não tem acesso à rede pode pegar o certificado impresso nos Liceus de Ofício.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas no Portal Aprendere. É pela internet também que é possível acessar os endereços e telefones para dúvidas. O site é o www.aprendere.curitiba.pr.gov.br.

Para participar dos cursos ofertados em parceria com o CIEE-PR, o interessado deve acessar o site do Centro (www.cieepr.org.br), clicar em “login” e depois clicar em cursos “ofertados”. A data máxima para inscrição é um dia antes do início do curso.

 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 − um =