ESTUDANTES DA CIC DEBATEM PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Compartilhe!

Adolescentes, eles já sabem há tempos de onde vêm os bebês. Na faixa dos 13 anos conhecem alguns métodos para evitar a gravidez, mas sabem que ainda há muito o que aprender. A oportunidade para adolescentes da Escola Municipal do Caic Cândido Portinari, na CIC, tirarem suas dúvidas veio nestas quinta e sexta-feira (11/4 e 12/4), na Oficina Prevenção da Gravidez na Adolescência.

Durante a oficina, promovida pelo projeto Adolescente Curitibana – Prevenção de Gravidez na Adolescência, da Secretaria Municipal da Saúde, 210 estudantes de sete turmas dos 9º anos do Ensino Fundamental da escola receberam orientações sobre prevenção de uma gestação, tomadas de decisão conscientes na vida sexual e tiraram dúvidas sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).

“Saúde e a Educação se uniram para estimular garotos e garotas a refletirem sobre os aspectos positivos e negativos da paternidade e maternidade nas diversas fases da vida. Queremos que sejam multiplicadores dessas informações”, explicou a coordenadora do projeto, Julia Cordelline.

Estudantes da CIC debatem prevenção da gravidez na adolescência.
– Na imagem, o estudante Airton Colere, 14 anos.
Curitiba, 12/04/2019.
Foto: Valdecir Galor/SMCS

Os estudantes também debateram sobre as responsabilidades da geração e criação de um filho. “É um debate necessário e todo o apoio que puderem receber é muito bem-vindo”, destacou o diretor da escola, Ronaldo Sobral.

Novos conhecimentos

“Aprendi bastante. Eu só conhecia a camisinha para homem, não sabia que tinha uma para as mulheres”, contou o estudante Airton Colere, 14 anos. Ele disse que ainda não sabe se quer ter filhos e prefere esperar ter uma carreira profissional sólida e um salário que permita sustentar uma família para decidir.

João Vitor Montoanel, 13 anos, conta que a conversa com os profissionais da Saúde foi bem importante: “Não tenho esse tipo de conversa em casa. Então foi uma maneira de eu me informar”, disse. “Acho importante que o homem tenha mais responsabilidade sobre os meios de evitar uma gravidez e não somente a mulher”.

Estudantes da CIC debatem prevenção da gravidez na adolescência.
Curitiba, 12/04/2019.
Foto: Valdecir Galor/SMCS

Interdisciplinaridade

A partir das oficinas, os estudantes vão redigir uma redação, nas próximas semanas com o tema “Pais adolescentes: por que sim, por que não? com o apoio dos professores de Língua Portuguesa.

Cada uma das sete turmas irá eleger uma redação como sua representante. Os textos da Escola Municipal do Caic Cândido Portinari vão se juntar a textos produzidos por estudantes de escolas do Bairro Novo e do Tatuquara, que também vão passar pela mesma oficina.

“No final de maio, vamos reunir os autores dos textos escolhidos e eles vão receber um certificado, para marcar a importância desse envolvimento com um tema tão significativo para a vida”, destacou Julia.

 

Via SMCS

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − cinco =