CURITIBA ADOTA CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA

Compartilhe!

Com o aumento da procura pela vacina contra febre amarela pelos viajantes nos postos de Saúde de Curitiba por causa dos recentes casos registrados em São Paulo, Rio de Janeiro e Minais Gerais, a Secretaria Municipal da Saúde adotou uma estratégia para evitar perdas de doses nos postos de saúde em Curitiba.

A medida será colocada em prática a partir desta segunda-feira (22/1) em todas as unidades de saúde com o objetivo fazer o melhor uso das vacinas. A vacina é recomendada às pessoas saudáveis entre nove meses e 59 anos que nunca se imunizaram contra a doença e com viagens programadas para áreas em que o vírus está circulando.

Cada um dos dez distritos sanitários de Curitiba terá uma ou duas unidades de saúde com vacinação de segunda a sexta-feira (exceto feriados). Nas demais, a imunização será feita ofertada em dias e horários estabelecidos conforme um cronograma (confira abaixo).

“Cada frasco de vacina contém cinco doses e, depois de aberto, tem de ser utilizado em até seis horas, se não precisa ser descartado. Adotamos essa escala para que possamos usar integralmente nossos lotes de vacina”, explica a médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde Marion Burger. Em geral, o horário de vacinação é das 10h às 16h, mas cabe a cada unidade de saúde definir o horário para as aplicações.

A vacina precisa ser tomada pelo menos dez dias antes do embarque e é necessário apresentar documento de identificação e carteira de vacinação. Fora da faixa etária de nove meses a 59 anos é necessário apresentar também prescrição médica.

Curitiba não tem circulação do vírus da febre amarela e por isso sempre foi considerada área sem recomendação de vacina. Também não tem notificação de morte de macacos por febre amarela. Por isso, a recomendação para a vacinação é para as pessoas que têm viagem programada.

No Brasil, desde 1942 só há casos de febre amarela silvestre. A doença não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa a pessoa. É transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus.

Cronograma de Vacinação contra Febre Amarela nos Postos de Saúde de Curitiba (cada unidade irá estipular horário de início e término das aplicações; em geral das 10 às 16h):

Distrito Sanitário CIC

Unidade de SaúdeDia da Vacinação
Atenas2ª a 6ª feira
Augusta5ª feira
Barigui5ª feira
Caiuá4ª feira
Campo Alegre2ª a 6ª feira
Cândido Portinari2ª feira
Jardim Gabineto3ª feira
Nossa Senhora da Luz6ª feira
Oswaldo Cruz4ª feira
Sabará4ª feira
São José3ª feira
São Miguel2ª feira
Tancredo Neves3ª feira
Taiz Viviane Machado5ª feira
Vila Sandra3ª feira
Vila Verde3ª feira
Vitória Régia5ª feira

Via SMCS

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =