COM O SINE ON-LINE, ATENDIMENTO AO TRABALHADOR AUMENTA 50%

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O serviço de agendamento pela internet para atendimento nos dez postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) está beneficiando mais de 26 mil pessoas por mês em Curitiba.

Desde 19 de dezembro, quando entrou em funcionamento, o Sine on-line substituiu o atendimento por ordem de chegada e aumentou em 50% o trabalho nos postos. Antes do sistema, eram cerca de 100 atendimentos por dia. Agora, são, em média, 150.

Para marcar algum serviço, o trabalhador deve acessar o site www.curitiba.pr.gov.br e clicar no banner digital “Agende seu atendimento no Sine”.

As informações são do diretor de Relações do Trabalho da Fundação de Ação Social (FAS), Cesário Ferreira Filho. “Estamos trabalhando para facilitar a vida do trabalhador, que não precisa mais chegar cedo para conseguir ser atendido. Agora, pela internet, é só agendar de casa qual dos três serviços disponíveis deseja e ser atendido no outro dia, sem ficar esperando”, argumentou.

Os serviços para agendamento são: Carteira de Trabalho, Seguro-desemprego e intermediação de mão-de-obra. O agendamento on-line começa a funcionar às 8h de cada dia e, dependendo do serviço, as vagas se esgotam em menos de meia hora.

A coordenadora do posto do Sine na Rua da Cidadania de Santa Felicidade, Dileimar Zvetz, conta que os trabalhadores aprovaram a ferramenta. “São 150 pessoas atendidas e satisfeitas a cada dia. Basta chegar um pouquinho antes, para não perder o horário, o atendimento no guichê não leva mais que 20 minutos”, comparou.

Neste primeiro mês, foram agendados atendimentos de 12.500 trabalhadores interessados em fazer Carteira de Trabalho, 3.100 para receber o seguro-desemprego e 10.700 para conseguir emprego.

Fácil e rápido

A contabilista Andréa Jennerich, mãe da estudante Mayse Jennerich, de 16 anos, entrou no sistema on-line do Sine na manhã desta terça-feira (15/1) e logo conseguiu horário para a menina dar entrada na documentação exigida para a Carteira de Trabalho. “Foi fácil e rápido”, relatou Andréa, que também lembrou do dia em que foi com a mãe, há 30 anos, fazer a carteira. “Levamos cópias de documentos, fotos e fomos até o Centro, contando com a sorte para não esperar muito. Agora o atendimento é perto de casa”, contou Andréa, que mora no Pilarzinho.

A cantineira desempregada Larissa Macari marcou horário para dar entrada no pedido de seguro-desemprego. Ela explicou que teve dificuldade, pois estava tentando fazer o agendamento à noite, quando as vagas já tinham acabado.

Pelo agendamento on-line são ofertadas 3.450 vagas todos os dias, para as três modalidades de atendimento (Carteira de Trabalho, Seguro-desemprego e intermediação de mão-de-obra). Elas estão distribuídas entre as nove Ruas da Cidadania e a sede da Administração Regional da CIC e são definidas de acordo com a preferência do trabalhador.

Como fazer para agendar

Para agendar algum serviço, o trabalhador precisa acessar o site da Prefeitura de Curitiba, www.curitiba.pr.gov.br, e clicar no banner digital “Agende seu atendimento no Sine”. O acesso também pode ser feito pelo link  www.curitiba.pr.gov.br/trabalhoemprego. É só entrar e seguir o passo a passo, de acordo com o serviço selecionado.

O agendamento pode ser feito sempre a partir das 8h. O atendimento nos postos acontece das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.

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