NOVENTA HAITIANOS RECEBEM CERTIFICAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA

Compartilhe!

Noventa haitianos receberam seus diplomas na noite desta quarta-feira (30/10), durante a Cerimônia de Certificação do Curso Instrumental de Língua Portuguesa, no Memorial de Curitiba.

Eles fizeram o curso gratuitamente, em escolas da rede municipal que ofertam a Educação para Jovens e Adultos (EJA).

“Estou há um ano no Brasil, receber este diploma significa muito para mim”, comemorou Bárbara Tidè, haitiana de 28 anos.

O curso, em nível básico, facilita a comunicação dos estrangeiros em atividades cotidianas como ajudar os filhos nas tarefas escolares, expressar-se no posto de saúde, solicitar informações, realizar operações bancárias, alugar um imóvel e fazer compras.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que o Brasil tem sido bastante procurado pelos haitianos desde 2010, quando um terremoto devastou a ilha. Eles vêm para reconstruir a vida e muitos encontraram em Curitiba um novo lar.

“Mas a barreira do idioma dificulta a regularização da situação dos haitianos e a procura por emprego. Por isso, a Secretaria Municipal da Educação oferta o curso instrumental de Língua Portuguesa, elaborado para facilitar o primeiro contato entre os imigrantes e o português”, disse Maria Sílvia.

A presidente da Associação dos Haitianos de Curitiba, Laurette Bernardin, agradeceu o apoio da Prefeitura de Curitiba à comunidade haitiana. “Chegar num país e não saber falar a língua é algo muito, muito difícil. Por isso esse curso ajuda muito”, relatou Laurette.

O atendimento aos haitianos começou há sete anos, com turmas pequenas que foram sendo ampliadas ao longo dos anos, conforme a demanda.

Via SMCS

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + um =