INCUBADORA APOIARÁ PROJETO INÉDITO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

Compartilhe!

A Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) vai apoiar um projeto inédito na área de energias renováveis, desenvolvido pela Bley Energias, startup curitibana que atua na área de biocombustíveis. A empresa foi selecionada no mais recente edital da incubadora, que apoiará ideias e negócios inovadores da Grande Curitiba e cidades do Norte Pioneiro.

O fundador da empresa, Cicero Jayme Bley Junior, conta que depois de trabalhar por mais de 30 anos na área de reciclagem de resíduos e energias renováveis, percebeu que o mercado de biocombustíveis era dominado pela produção em larga escala. A partir daí surgiu a ideia de desenvolver uma microrrefinaria para produzir biometano – biocombustível obtido do biogás gerado por meio da transformação de dejetos de animais e resíduos indústrias.

“Eu sempre tive a visão de buscar a produção em pequena escala, porque em grande escala já há um mercado maduro, dominado por empresas nacionais estrangeiras. O foco do meu projeto é atender o pequeno produtor, que não tem nada, nem equipamentos”, explicou Bley.

Segundo o empreendedor, o protótipo já está operando e tem capacidade para produzir 10 metros cúbicos de biometano por hora. Atualmente o projeto encontra-se na fase da prova de conceito — que é uma forma de testar uma ideia que se pretende colocar no mercado.

SMART ENERGY

Para o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, a ideia apresentada pela empresa vem ao encontro dos objetivos do projeto Smart Energy Paraná. O Tecpar é responsável pela secretaria-executiva do projeto, que mobiliza as competências do Estado e da sociedade já têm e busca por novas competências para desenvolver o setor energético do ponto de vista econômico, ambiental e social.

“A inovação contribui para gerar empregos e desenvolvimento econômico. Por isso, o Tecpar coloca todas as suas competências técnicas e sua experiência à disposição dos empreendedores, com o objetivo de diminuir a distância entre as boas ideias e o produto final no mercado”, afirmou.

COOPERAÇÃO

O contrato com a Bley Energias é fruto da parceria firmada recentemente entre o Tecpar e o Serviço de Aprendizagem Nacional (Senai-PR) para impulsionar a criação e o desenvolvimento de negócios inovadores no Estado. O acordo prevê a possibilidade de coincubação, situação em que as empresas podem ser acompanhadas pelas duas instituições, paralelamente.

“Eu já fazia parte da aceleradora do Senai e quando soube do acordo percebi que era o momento de apresentar meu projeto ao Tecpar, devido à sua credibilidade tecnológica. Inscrevi meu projeto no edital e fui selecionado para a modalidade residente. Agora vou contar com a Intec para desenvolver a certificação do meu produto”, afirmou.

Pelo acordo, uma empresa incubada pelo Tecpar pode fazer parte do programa de aceleração do Senai, utilizando o processo seletivo da Intec. O mesmo vale para as empresas aceleradas pelo Senai. Deste modo, elas terão à sua disposição o que cada instituição pode oferecer de melhor para o avanço de seus negócios.

OPORTUNIDADE

A Intec está recebendo propostas de empresas interessadas receber apoio tecnológico da incubadora para aprimorar seus produtos e serviços. Para participar do processo seletivo o empreendedor deve submeter seu Plano de Negócios à avaliação de uma banca julgadora.

O projeto deve conter três requisitos: inovação (introdução de novidade ou aperfeiçoamento que resulte em novos produtos, serviços ou processos); base tecnológica (aplicação de conhecimento técnico-científico e investimento em Pesquisa e Desenvolvimento); e prova de conceito ou protótipo (modelo prático que possa provar o conceito estabelecido).

O edital completo está disponível no site intec.tecpar.br/web.

 

Via AEN

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 8 =